Mundial SBK: Estoril consagra campeões

O mundial de SBK está de regresso ao traçado do Estoril, depois de 27 anos de ausência. A prova decorre entre 16 e 18 de outubro

27 anos depois o mundial Superbike está de volta ao Circuito do Estoril – 16 a 18 de Outubro – para aquela que será a ronda de encerramento do campeonato e também de consagração de dois campeões do mundo.

Após a ronda francesa realizada em Magny-Cours no passado fim‑de‑semana o irlandês Jonathan Rea não conseguiu os necessários 62 pontos de vantagem face a Scott Redding para de imediato celebrar o seu sexto título mundial. O quarto posto na derradeira corrida do dia – ganha por Scott Redding – deixou o piloto da Kawasaki a três escassos pontos do título e a celebração ficou adiada para o Estoril.

Com duas dezenas de pilotos a categoria maior do campeonato tem ainda por decidir as posições finais logo atrás dos dois primeiros, com Chaz Davies e Michael Van Der Mark estão separados por 19 pontos e com 62 ainda em jogo o holandês pode mesmo bater Davies no que se prevê ser um duelo bem animado onde Alex Lowes e Toprak Razgatlioglu podem ainda surpreender pois matematicamente podem lá chegar.

Nesta terceira visita do campeonato ao Estoril, as duas primeiras foram em 1988 e 1993, será igualmente decidido o título nas Supersport 300, que pela primeira vez em quatro anos de existência da categoria não irá ser entregue a um piloto espanhol pois são holandeses a discutir o ceptro, com Jeffrey Buis a trazer 28 pontos de vantagem para o Estoril face ao compatriota e colega de equipa, Scott Deroue.

Apenas as Supersport chegam ao Estoril com as contas do campeão decididas após Andrea Locatelli ter conseguido o campeonato aquando da estreia na Catalunha, estando agendado o regresso de Jules Cluzel ao pelotão depois da fractura da perna que sofreu na ronda de Teruel.

Os 4182 metros de perímetro do traçado serão assim o palco perfeito para o encerramento da época, juntando-se o belo cenário da Serra de Sintra como ‘pano de fundo’ para o mais que provável sexto título mundial consecutivo de Jonathan Rea no campeonato do mundo Superbike.