Mundial Superbike 2022 – Toprak aproxima-se do recorde nos testes

O campeão foi o mais rápido nos dois dias de testes do Mundial Superbike na Catalunha. Toprak Razgatlioglu fica perto do recorde.

Mais rápido nos testes de Portimão e mais rápido nos testes de conjunto realizados no circuito da Catalunha. Toprak Razgatlioglu (PATA Yamaha with Brixx) parece começar a temporada 2022 do Mundial Superbike como terminou a última e que lhe garantiu o título. O piloto turco rodou nos testes de pré-temporada no traçado catalão muito perto do recorde absoluto que está na posse de Tom Sykes desde 2021.

Com o aproximar da primeira ronda do Mundial Superbike em Motorland Aragón, os pilotos e equipas estiveram em mais uma, e decisiva, sessão de testes de conjunto em preparação para a temporada que se adivinha venha a ser extremamente competitiva. Pelo menos a julgar pelos tempos de vários pilotos.

Mundial SuperbikeNada menos do que cinco fabricantes viram as suas motos ocuparem uma posição dentro do “top 7”. E o mais rápido foi mesmo Toprak Razgatlioglu, com o campeão e a sua Yamaha R1 a registarem o melhor tempo dos dois dias de testes com uma volta em 1m40.571s, registo alcançado no segundo dia que foi afetado pela chuva na parte da tarde.

Toprak, tal como o seu companheiro de equipa Andrea Locatelli, testou um novo sistema de escape, mas principalmente focou os seus esforços no desenvolvimento de novas estratégias do pacote eletrónico. Conseguiu deixar Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) na segunda posição, com o piloto espanhol a mostrar que dois anos fora dos comandos da Panigale V4 R não lhe retiraram ritmo algum.

Mundial SuperbikeBautista terminou a cerca de 0.250s e viu o “rookie” ex-MotoGP Iker Lecuona (Team HRC) ser terceiro. Uma boa prestação do antigo piloto da Tech3 e que tendo em conta o 8º registo destes testes por parte de Xavi Vierge, deixa a equipa oficial da Honda com boas perspetivas para a temporada que se avizinha.

Um ponto interessante na Honda CBR1000RR-R Fireblade é a utilização de novas condutas de ar para arrefecimento dos travões dianteiros. A moto japonesa rodou com condutas de dupla entrada em vez de uma só entrada como é habitual.

Jonathan Rea foi o quarto mais rápido aos comandos da sua Kawasaki Ninja ZX-10RR, a menos de meio segundo de Toprak. O norte-irlandês, tal como Alex Lowes, testou a sua moto com diferentes configurações de depósito de combustível e novos componentes na embraiagem.

Convém referir que na parte da tarde do segundo dia vários pilotos optaram por não rodar na Catalunha. A chuva provou ser um risco desnecessário para esses pilotos, que preferem proteger-se de quedas (e lesões!) a poucos dias da primeira ronda do ano. Outros pilotos aproveitaram para testar as suas motos em condições de chuva, mas, claro, os tempos ficaram claramente abaixo dos registos mais rápidos com piso seco.

Em pista estiveram também pilotos do Mundial Supersport que, recordamos, inicia este ano uma nova era com a chegada de novas motos com motores de configurações e cilindradas completamente diferentes do que aconteceu nos últimos anos.

Nicolo Bulega (Aruba.it Ducati WorldSSP) foi o destaque. O antigo piloto do Mundial de Velocidade aos comandos de uma Panigale V2 rodou mais rápido do que três pilotos da categoria Superbike – Loris Cresson, Hafizh Syahrin e Kohta Nozane –, tendo batido na sua categoria pilotos como Raffaele de Rosa e Oli Bayliss, todos em Ducati Panigale V2.