Portugal continua a ver crescer o número de pilotos que representam as nossas cores nos campeonatos do Mundo. Este ano teremos diversos pilotos em ação frente a frente com os melhores pilotos do planeta, incluindo a Madalena Simões (#22) que depois de três anos de ausência das pistas está de volta, e logo para competir no Mundial Feminino (WCR).
Este campeonato que integra o programa do Mundial Superbike (SBK) vai arrancar a sua temporada 2025 em breve, de 11 a 13 de abril em Assen, e para preparar da melhor forma essa primeira ronda o Mundial Feminino está a realizar um teste em Cremona.
Madalena Simões, da equipa FB Racing, tem assim a primeira oportunidade de medir forças com as suas novas rivais. A piloto de Sintra e de 24 anos de idade vai pilotar uma Yamaha R7 (moto igual para todas as pilotos), mas sabe que nesta primeira temporada no Mundial vai ter de rapidamente recuperar o ritmo que, naturalmente, ‘perdeu’ depois de muitos anos afastada da competição.
No primeiro dia do teste do Mundial Feminino em Cremona, vimos a piloto portuguesa a cumprir um total de 41 voltas ao técnico traçado italiano, um circuito desconhecido para a Madalena, sendo então uma das pilotos que mais voltas cumpriu, apenas batida neste capítulo pela alemã Lucy Michel que realizou um total de 42 voltas.
Desde o Warm Up e depois ao longo das quatro sessões de Treinos Livres, Madalena Simões aproveitou para conhecer melhor a sua nova moto, afinar todos os aspetos que os regulamentos permitem, e procurou também, claro, obter os melhores registos. Foi sempre em crescendo, baixando os seus tempos por volta, conseguindo mesmo parar o cronómetro em 1m47.250s na quarta sessão em pista.
Um registo que, sendo este o primeiro contacto com a moto em ambiente mais competitivo e em comparação direta com as rivais mais experientes, e conhecedoras dos segredos de Cremona, naturalmente vai levar a piloto portuguesa a ter de trabalhar em modo contrarrelógio para se aproximar dos tempos mais competitivos quando estamos a cerca de uma semana do arranque do Mundial Feminino em Assen.
A piloto mais rápida do primeiro dia do teste em Cremona foi Beatriz Neila (1m40.545s), seguida de Maria Herrera (1m40.750s) e com Roberta Ponziani (1m41.016s) a fechar o Top 3.
Recordamos que a campeã em título, Ana Carrasco, já não está presente neste campeonato pois compete agora no Mundial Supersport. E por essa razão a batalha pelo troféu está totalmente em aberto, com muitas pilotos a sonharem em suceder a Ana Carrasco na lista de campeãs.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!