Museu Giacomo Agostini

 O piloto italiano, que ganhou o estatuto de lenda, já tem espaço próprio para expor os seus feitos desportivos ao mundo, intrinsecamente ligado à MV Agusta, marca que ajudou a elevar o homem a lenda, pois muitas das suas vitórias foram conquistadas, precisamente, aos comandos das máquinas italianas. 

Texto Mv Agusta e Domingos Janeiro • Fotos Mv Agusta

Foi no passado dia 29 de Novembro de 2019 que o Museu Giacomo Agostini abriu portas, na sua cidade natal de Bergamo, em Varese, por forma a mostrar ao mundo a carreira histórica e imbatível na competição de velocidade, como os 15 títulos mundiais, as 123 vitórias em Grandes Prémios, 18 títulos no Campeonato Italiano e mais 10 vitórias no TT da Ilha de Man. Uma carreira marcada pelas 311 vitórias! Foram estes impressionantes números, conquistados nos anos 60 e 70, maioritariamente alcançados com as cores da MV Agusta que tornaram o italiano num autêntico herói, ainda nos dias que correm.

Foi este passado único que deu o mote à criação deste novo museu, criado com o intuito de preservar a história e partilhá-la com os fãs e entusiastas da MV Agusta, espalhados por todo o mundo. Este espaço fica localizado em Bergamo, a cidade medieval e natal de Giacomo Agostini, aninhada entre as planícies de Po e os Alpes, bem perto da agitada metrópole de Milão.

 

Este é o nome do arquitecto responsável pelo desenho do museu, idealizado para poder acolher a colecção privada de troféus do piloto e poder mostrar ao público os mais de 350 galardões. O museu também tem exibição algumas das suas motos históricas utilizadas pelo Agostini, assim como os seus capacetes, fatos e outros objectos pessoais, dispostos por ordem cronológica. No chão em inox, podemos encontrar um gigante número 1 redondo, pintado a preto e amarelo, número com o qual Agostini correu e a palavra “Ago” em letras vermelhas, o seu nome de “guerra”, a alcançado se mantém invicto.

Nas palavras da própria lenda, Giacomo Agostini “A história da minha vida está toda contada nas paredes deste museu, e poder passar algum tempo aqui, sozinho, com os meus pensamentos, fez-me recuar ao meu passado e a todas estas gloriosas recordações, que me enchem de tanto orgulho.” Por outro lado, Timur Sardarov, CEO da MV Agusta faz questão de assinalar que “A parceria entre a nossa marca e Giacomo Agostini é parte da gloriosa história da nossa marca, e é com grande orgulho que vemos este homem que contribuiu tanto para tornar a nossa marca numa lenda, ter um local próprio para celebração da sua história, o seu próprio museu.”

O Museu é privado e pode ser visitado por grupos de, no mínimo, oito pessoas. Como a filha do ex-piloto, Vittoria, gere o hotel Villa Vittoria Charme & Relax, foi criado um pacote para os forasteiros que queiram uma experiência inesquecível. Assim, o hotel propõe dormida para uma noite, visita ao museu e jantar na companhia do próprio Giacomo Agostini.

Assim que retomemos a normalidade pós-pandemia, fica a sugestão para um programa irrecusável que pode ser reservado através do telefone +39 035 239 209 ou do e-mail info@villavittoriabergamo.it