MV Agusta Superveloce, os pormenores

Depois de mostrada inicialmente como protótipo em Milão em 2017, e vários prémios depois, chega a MV Agusta Superveloce 800, após esgotada a Serie Oro.

Primeiro foi eleita pelo público como a ‘moto mais bela do EICMA 2017’, ainda como protótipo; depois, em em Maio de 2019 ganhou o prémio ‘Concept Bike: New Design and Prototype’ no Concorso d’Eleganza Villa d’Este. Por essa altura anunciou também que a Superveloce iria entrar em produção como modelo de 2020. No verão passado, as encomendas para as 300 unidades da versão especial Serie Oro esgotaram em menos de um mês. Mas agora chega a versão normal da MV Agusta Superveloce 800.

Com base na F3, de quem herda o motor e quadro, a Superveloce 800 é uma desportiva de ar retro. Não tem os luxos da Serie Oro, como a carenagem em carbono; neste caso é feita em termoplástico, mas para além da sua espessura ser calibrada para conter o peso, todos os pontos de apoio e respectivos parafusos estão escondidos, dando um ar mais fluído e limpo às linhas ‘líquidas’ da Superveloce. Também usa o painel de instrumentos TFT de 5 polegadas da Serie Oro, que vê as suas funções expandidas com a conectividade e a MV Ride App, que permite o emparelhamento com o smartphone. Para além das funções do telefone (chamdas, mensagens, etc.) permite outras como navegação ou registo das viagens e partilha com os amigos.

Motor tricilíndrico

O motor é o conhecido três em linha de 798 cc, com duas árvores de cames e quatro válvulas de titânio por cilindro; chega aos 148 cv de potência máxima às 13 000 rpm. Com o escape de competição (não homologado para a estrada), com duas ponteiras de um lado e uma do outro, chega aos 153 cv às 13 250 rpm. O escape de origem tem as características três ponteira paralelas do lado direito.

O motor foi remapeado para se adaptar ao conceito Superveloce, garantindo maior flexibilidade sem perder resposta; o conjunto electrónico conta com quatro modos de condução (Sport, Race, Rain e Custom), quick shifter e controlo de tracção com oito níveis.

Apesar de ter o mesmo quadro em treliça da desportiva F3, com a mesma geometria, foi ligeiramente alterado. O objectivo foi conseguir uma diferente posição de condução, menos agressiva. As suspensões, forquilha Marzocchi e amortecedor Sachs, são totalmente ajustáveis. A travagem está a cargo de um sistema Brembo, com ABS Bosch 9 Plus com Race Mode que inclui RLM (Rear wheel Lift-Up Mitigation), impedindo o levantamento da roda traseira em travagens mais fortes.

A MV Agusta Superveloce já entrou em produção, estará disponível em duas cores (criadas com o feedback dos clientes e fãs) com preço previsto a rondar o 20 000 € (em Itália).