MX Ribatejo 2022 – Regional Centro/Sul esteve em Cortelha

O MX Ribatejo 2022 – Regional Centro/Sul esteve em Loulé, com Cortelha a se engalanar para mais uma jornada de competição de MX .

A localidade de Cortelha, em Loulé, acolheu no passado dia 1 de Maio, mais uma espetacular prova de Motocross do MX Ribatejo 2022 – Regional Centro/Sul. O muito público que se deslocou até ao interior do concelho de Loulé, apoiou efusivamente os mais de 120 pilotos que competiram na terceira jornada do Campeonato Regional de Motocross Centro-Sul de Portugal.

A Associação dos Amigos da Cortelha não deixou os seus créditos em mãos alheias e mais uma vez engalanou e preparou de forma fantástica o Circuito de Motocross Algar.

Leia também: MX Ribatejo 2022 – Regional Centro/Sul ruma a Loulé

Foi debaixo do calor da serra algarvia que as mangas tiveram início, com a classe 65 cc a abrir as hostilidades, onde o vencedor foi Guilherme Gomes em KTM. Nesta jornada mais a sul de Portugal e na classe 85 cc o vencedor foi Gonçalo Cardoso em Husqvarna.

A verdadeira história do motocross na Cortelha foi reavivada na manga que juntou diversas classes, entre elas as Clássicas, motas que noutros tempos foram grandes máquinas, também tiveram direito a competir e onde Gerson Pinto (Casal 50) levou a melhor que Jorge Pinela (Sachs). De referir que nesta classe também competiu um piloto da “casa”, o Edgar Costa que atingiu o 5º lugar, com uma Casal 50.

Já no lado das Senhoras, a vencedora foi Barbara Nunes com KTM 85 e nas Livres o primeiro classificado foi Fábio Paias da Yamaha.

Na classe MX2, motas até 250 cc, apesar dos arranques não terem sido da melhor forma o que fez com que a disputa pela primeira posição fosse acesa, Martim Espinho em Husqvarna 125, conseguiu vencer as duas mangas, levando para casa o troféu de 1ª lugar.

Na classe maior do motocross, a denominada MX1, que agrega motas até 500 cc, o vencedor foi “El Toro”, em Honda 450. Hugo Santos, diversas vezes Campeão Nacional de Motocross, decidiu descer o país para especialmente participar na prova da Cortelha.

Com menos 2 ponto ficou Ricardo Aires em Yamaha 450 e no lugar mais baixo do pódio, Alexandre Cardoso em KTM 450, Nuno Palma, piloto do Moto Clube de Loulé atingiu um honroso 4º lugar e Ruben Sequeira do Moto Clube de Algoz fechou o top 5.

Depois de uma paragem forçada devido à pandemia, a adrenalina e o entusiasmo do motocross regressou novamente à freguesia de Salir, onde a Associação dos Amigos da Cortelha voltou assim a proporcionar uma grande prova de motocross, num traçado exigente mas em excelentes condições para a prática da modalidade, onde os saltos e as curvas do Circuito de Motocross Algar levaram ao delírio os muitos espectadores que marcaram presença na serra louletana, demonstrando assim que a modalidade continua com fortes raízes na região e que Maio é sinonimo de Motocross na Cortelha.

A organização desta prova esteve a cargo da Associação dos Amigos da Cortelha, com a chancela da Federação de Motociclismo de Portugal e apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Salir, Algar, Matemativerso, KeraKoll, Secil Britas, Albombas, Sul Moto e União Camionagem de Carga, entre outras entidades.

Fique com um resumo da prova de Cortelha a contar para MX Ribatejo 2022 – Regional Centro/Sul: