MX Ribatejo arranca com casa cheia em Marinhais

O Campeonato Regional Centro-Sul MX Ribatejo arrancou em Marinhais. Com 119 pilotos em ação, o muito público deu colorido especial a esta prova.

mx ribatejo

Está dado o “tiro de partida” para a temporada 2023 do Campeonato Regional Centro-Sul MX Ribatejo, com a primeira ronda do ano a realizar-se em Marinhais, pista que foi palco de intensas corridas nas diversas categorias, e que recebeu nada menos do que 119 pilotos para este arranque de campeonato.

Com tanta coisa para ver e previsão de boas lutas, o público não deixou passar a oportunidade de marcar presença, e Marinhais teve casa cheia para esta primeira prova do ano. Uma situação sempre importante como apoio aos pilotos e demonstração do muito interesse que este campeonato desperta nos fãs, mas que acaba também por ter reflexo no colorido bem especial que o circuito ganha com muito público entusiasmado.

A localidade ribatejana já tem uma longa ligação ao campeonato e modalidade, e pese embora a temperatura ambiente fosse bastante “fresca”, nem isso diminuiu a competitividade em pista.

mx ribatejoNas 50 e 65 cc, que competiram em simultâneo em Marinhais, os campeões do ano passado, respetivamente Edgar Salustino e Francisco “Patife” Fernandes, eram por isso mesmo os principais candidatos à vitória nas suas categorias.

Francisco Fernandes teve de estar na sua melhor forma para conseguir bater um muito rápido Duarte Marques, que chegou a liderar em ambas as mangas, mas acabou por não resistir ao ataque final do campeão.

Os dois foram assim os principais animadores das duas mangas nas 65 cc, porém, a luta pelo derradeiro lugar do pódio foi também bastante intensa, com Nate dos Santos a suplantar a oposição de Francisco Nunes e Gabriel Lopes, tendo os três obrigado a organização do MX Ribatejo a desempatar os pilotos no final do dia. Assim, Nate dos Santos foi o terceiro classificado nesta ronda de abertura.

Na classe 50 cc, o campeão também mostrou a sua força, e foi assim com relativa naturalidade que Edgar Salustino venceu na frente de Tomás Gomes e Gonçalo Costa.

mx ribatejoNo que à junção das classes 50 cc Clássicas e Livres com as Femininas diz respeito, 16 pilotos marcaram presença, com destaque para o forte contingente das senhoras.

De entre o pelotão, o nome mais sonante era Jorge Leite que rubricava mesma a melhor volta nos treinos, mas as corridas tiveram uma história bem diferente face à forte oposição de Rodrigo Filipe, principalmente na primeira manga onde levou a melhor, assim como de Rafael Oliveira qua ainda liderou algumas voltas.

Contudo a inversão de posições na segunda manga deu a vitória geral a Leite, na frente de Filipe, calhando o último lugar do pódio em termos globais para Francisca Henriques após duas mangas em que as trocas de posição foram constantes, mantendo a indefinição até ao final.

mx ribatejoA classificação das Clássicas foi também a mesma, com Leite na frente de Filipe, cabendo a Paulo Rodrigues o terceiro posto. Já nas Livres foi Rafael Oliveira a mostrar ser o mais forte e não teve dificuldades em levar a prova de vencida sobre Pedro Macieira e Pedro Rebelo.

Na classe Feminina, algumas quedas nas fases iniciais levaram a que algumas das principais protagonistas fossem obrigadas e recuperar bastante tempo ao longo da corrida. No final foi Francisca Henriques a conseguir impor-se e ser a mais forte deixando atrás de si, empatadas em pontos, Diana Murta e Bárbara Nunes, respetivamente 2ª e 3ª classificadas.

Na classe de MX2 destacava-se desde logo a ausência por lesão do campeão de 2022, Martim Espinho, deixando assim tudo em aberto para quem lhe poderia suceder no lugar mais alto do pódio em Marinhais.

No final do dia foi Rúben Ribeiro a conseguir superiorizar-se a toda a concorrência, mas não sem sentir muita pressão por parte de Martim Palma e David Fernandes. A fazer a estreia nas classes séniores, Rodrigo Barros surpreendeu com a sua velocidade e conseguiu levar a melhor sobre Gonçalo Santos e Óscar Duarte que andaram igualmente na luta pelos melhores lugares, mas que viram pequenos contratempos comprometer a prestação.

Englobado nesta classe andaram também os 125cc Juniores que foram completamente dominados por Rodrigo Barros face a Guilherme Leandro e Vasco Salgado, também eles estreantes, ao passo que nas 250 cc Juniores, Rúben Ribeiro não deu hipóteses a Afonso Simões e Marcelo Sebastião que ocuparam os restantes lugares do pódio.

A completar o programa deste arranque de Campeonato Regional Centro-Sul MX Ribatejo entraram em pista as classes MX1, Pro e Veteranos, onde se notava a presença de grandes nomes do Nacional de Motocross e Enduro.

A regressar ao MX, Bruno Charrua não deu qualquer hipótese à concorrência e levou a melhor sobre Tomás Clemente e André Sérgio, pilotos que ocuparam os restantes lugares do pódio tanto em termos globais como na classe Pro, após alternarem de posição entre as mangas.

Quem também fazia um regresso a esta modalidade após vários anos de ausência era Jorge Maricato na classe MX1, tendo este piloto rodado junto dos mais rápidos nas fases iniciais da prova para depois aos poucos ir perdendo fulgor. Contudo mesmo assim ainda foi o suficiente para ser o melhor da classe em termos gerais levando a melhor sobre o surpreendente Carlos Faustino que foi o melhor na segunda manga e Emanuel Oliveira que fazia um regresso muito consistente.

De referir a ausência de Alexandre Cardoso, campeão de 2022, por lesão, e de Ricardo Aires na segunda manga com problemas mecânicos depois de ser segundo em MX1 na primeira manga.

Relativamente à classe Veteranos, que pela primeira vez integra este Campeonato, Tomás Salgado mostrou que sabe “escrever” bem a sua história de corrida rubricando arranques junto dos mais rápidos e mantendo-se afastado da concorrência para ser o grande vencedor.

Já bastante experiente neste Regional, Edgar Almeida conseguiu obter o segundo posto da classe dos mais experientes em pista, relegando para o terceiro posto Mário Pires em igualdade pontual com Ricardo Caetanito.

Foi assim que terminou o arranque do Campeonato Regional Centro-Sul MX Ribatejo, que terá a sua segunda ronda a 23 de abril em Aveiras de Baixo.

Fonte do texto: Bikerz Press

Fotos: Rúben Policarpo Photography

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todos os resultados desportivos em 2023.