Foi um fim de semana bastante animado na pista Eco Parque da Serra de São Julião, na Carvoeira, em Torres Vedras. Isto porque foi neste local que se disputou mais uma edição do popular e sempre animado MX das Regiões, sendo que o fim de semana contou ainda para definir os novos campeões nacionais de MX50 e Feminino, onde Bruna Antunes fez história nesta nova categoria introduzida no campeonato pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).
Nas mangas que decidiam o Nacional de MX50 assistimos a grandes lutas e muita animação.
Embora as vitórias tenham sido asseguradas por Lucas Araújo (KTM), mas sempre com muita réplica por parte de Miguel Corte-Real (KTM) e Rodrigo Garcia (KTM), que subiram ao pódio em 2º e 3º lugar na manga inaugural, invertendo as posições na 2ª manga.
Mas, mesmo com estas combinações de resultados nas duas mangas na pista da Carvoeira, o título nacional veio mesmo parar às mãos de Edgar Salustiano (KTM), que se limitou a gerir o esforço e o seu avanço pontual no campeonato.
Bastou ao agora novo campeão uma 5ª e 4ª posições na Carvoeira para assegurar a coroa nacional de MX50.
Já no que diz respeito ao Campeonato Nacional de Motocross Feminino, a prova do passado fim de semana escreveu uma página na história da modalidade.
Não tendo existido surpresas no que aos resultados finais diz respeito, com Bruna Antunes a dominar ambas as mangas, isto significa que a piloto da GasGas conseguiu terminar a temporada 2024 invicta na sua caminhada rumo ao primeiro título nacional de sempre no que diz respeito ao MX Feminino!
Francisca Henriques (Fantic) e Mirelis Ramirez (KTM) foram sempre segunda e terceira classificadas, com Laura Vieira (KTM) e Bárbara Nunes (Yamaha) a alternarem nas quarta e quinta posições.
Estiveram nove pilotos em pista nesta última ronda do nacional feminino, e espera-se que no futuro apareçam mais pilotos para animar esta competição que se disputou pela primeira vez esta temporada, dando um colorido ainda mais especial à modalidade de Motocross.
Quanto ao Motocross das Regiões (MX das Regiões), a equipa ‘da casa’ que organizou esta edição da prova, a seleção do MX Ribatejo, revalidou o título, com uma atuação muito consistente dos seus pilotos (Alex Almeida, Ricardo Aires, Pedro Costa e Carlos Faustino), sempre nos lugares da frente, embora tenho sido um dos pilotos do Troféu Norte, Pedro Carvalho, a vencer as três mangas da competição, triunfando em termos individuais à frente dos quatro pilotos do MX Ribatejo.
A equipa do Troféu Norte terminou no 2º posto a 22 pontos da formação vencedora, seguida das equipas da Madeira, Açores e PentaControl.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!