MXGP 2022 – Tim Gajser garante quinto título na carreira

O piloto da Honda assegurou o quinto título mundial e quarto em MXGP. Tim Gajser é o campeão de 2022!

Quando ainda faltam disputar duas rondas para o final da temporada 2022 do Mundial de Motocross MXGP, o esloveno Tim Gajser voltou a garantir a conquista do título na categoria rainha MXGP. O piloto da Honda #243 precisou apenas de gerir os resultados no GP da Finlândia, antepenúltimo Grande Prémio do ano, para assegurar aquele que é o seu quarto título em MXGP.

Este é um fim antecipado para uma discussão que, na realidade, nem sequer podemos dizer que foi uma discussão equilibrada, pois em momento algum Tim Gajser foi removido da liderança da classificação, sendo a sua Honda CRF450R a única moto do plantel a ostentar a ambicionada placa vermelha.

tim gajserAntes da ronda finlandesa em que terminou as duas mangas em 6º e 7º, o suficiente para assegurar matematicamente o campeonato 2022, Tim Gajser foi o piloto da Honda foi aquele que mais se destacou:

– foi quem venceu mais corridas de qualificação: 4

– foi quem liderou mais voltas em mangas: 184

– conseguiu o triplo de vitórias em corridas do que qualquer outro piloto: 13

– conseguiu o dobro de vitórias em Grandes Prémios do que qualquer outro piloto: 8

– foi o piloto que mais vezes subiu ao pódio: 10

– vai terminar a temporada com a sua Honda CRF45R #243 a ser a única a usar a placa vermelha

tim gajserO piloto do Team HRC adiciona assim mais um título ao seu total mundial, entrando numa lista bastante especial e com nomes bem conhecidos. Tim Gajser encontra-se em quarto lugar na lista de pilotos com mais títulos no Mundial de Motocross, e no caso do piloto esloveno, todos conquistados aos comandos de uma Honda:

– Stefan Everts (10)

– Antonio Cairoli (9)

– Joel Robert (6)

– Tim Gajser (5)

– Roger DeCoster (5)

– Joel Smets (5)

– Eric Geboers (5)

– Jeffrey Herlings (5)

Após ter terminado com GP da Finlândia e assegurado este título, Tim Gajser reagiu desta forma:

“WOW! Que dia. Definitivamente não pilotei ao meu melhor, mas consegui fazer o trabalho e foi isso que eu coloquei como objetivo no início do dia. Cinco títulos mundiais, e ainda não consigo acreditar. Ainda não caí em mim. Um grande obrigado a toda a equipa Team HRC, às pessoas nas corridas e a todos no Japão. É um momento especial para mim e estou muito feliz por ter conseguido o meu quinto título!”.

Na classificação de MXGP, Tim Gajser tem um total de 674 pontos contra 570 pontos de Jeremy Seewer (Monster Energy Yamaha), e com Glenn Coldenhoff (Monster Energy Yamaha) a ser terceiro classificado com 525 pontos. Matematicamente tornou-se impossível aos rivais destronar Gajser.