MXGP 2023 Águeda – Resumo de domingo

Jeffrey Herlings vence o MXGP de Portugal em Águeda na classe principal e Jago Geerts vence em MX2. Aqui fica o resumo de domingo.

O Crossódromo Internacional de Águeda, sob a orientação do ACTIB, recebeu em traje de gala o Mundial de Motocross MXGP 2023 para aquela que foi a ronda portuguesa. Depois de um primeiro dia de sábado bastante intenso, esta ronda do MXGP de Portugal terminou com o dia de domingo ainda mais entusiasmante!

Ao longo da tarde e com temperaturas a rondarem os 28°C, MXGP e MX2 entraram em pista para cumprirem duas exigentes mangas de 30 minutos.

Na primeira manga de MXGP, o espanhol líder do campeonato saiu na frente e dominou toda a corrida. O piloto GasGas tinha Romain Febvre a mais de dois segundos e em terceiro Jeffrey Herlings. O piloto Kawasaki tentou de tudo ao longo da manga, no entanto na fase final, quase perdia a posição para o “Bullet” holandês.

Na derradeira manga do dia, Seewer e Ruben Fernandez saíram na frente, lado a lado, com Herlings logo atrás. Depois de intensa luta nas voltas iniciais, já na quinta volta foi Herlings a apertar com Fernandez, conseguindo mesmo assumir a liderança. Logo a seguir Jorge Prado – vencedor da manga 1 –, comete erro na passagem junto ao pit lane e perde todas as possibilidades de uma segunda vitória.

mxgp
Desta forma, Jeffrey Herlings vence com cerca de nove segundos de vantagem e sagra-se o grande vencedor desta edição do MXGP de Portugal. Para o piloto holandês, que tem agora 101 vitórias, isto significa que está agora a apenas uma vitória de bater o recorde de vitórias em GP, estando empatado com o até agora líder isolado desta estatística, Stefan Everts.

Fernandez terminou a segunda manga em segundo e Febvre em terceiro – 2º lugar final em Águeda. Prado, que apesar de se ter mostrado como um possível vencedor em Portugal, com o menos positivo sexto lugar, termina a jornada portuguesa no lugar mais baixo do pódio, mas mantém a liderança do Mundial de Motocross.

Paulo Alberto e Luís Outeiro foram os dois pilotos que levaram a bandeira portuguesa nesta classe maior. Outeiro viu-se afastado da competição depois de uma queda ainda na primeira manga, que resultou numa possível fratura do ombro/clavícula (em atualização). Já Alberto conseguiu pontuar em ambas as mangas, apesar das dificuldades em conquistar lugares, diante de um contingente mundialista de grande nível. O piloto leiriense viria a terminar a jornada em 19º lugar.

mxgpA classe MX2 viu na primeira manga Adamo sair na frente. O italiano da KTM oficial protagonizou grandes momentos com o líder do campeonato Jago Geerts, no entanto a duas voltas do fim o piloto Yamaha acaba por passar e vencer pela segunda vez em Águeda. O terceiro foi o holandês da Husqvarna, Kay de Wolf.

Já na segunda manga, Laengenfelder (GasGas) sai na frente, mas após um par de curvas é ultrapassado por Geerts. O piloto belga da Yamaha volta a vencer e sagra-se “Rei” em Águeda. Já o germânico da GasGas roda grande parte da corrida em 2º, no entanto à passagem da 13ª volta é ultrapassado pela dupla da Husqvarna Factory, Kay de Wolf e Roan Van de Moosdijk – 2º e 3º classificados, respetivamente.

No cômputo geral, Geerts isola-se cada vez mais na frente do campeonato, tendo agora três vitórias em cinco Grandes Prémios de MXGP realizados. Já Kay de Wolf e Roan Van de Moosdijk saem de Portugal com um pódio – 2º e 3º classificado respetivamente.

Ainda antes das classes maiores e que mais interesse despertam nos milhares de fãs de motocross que marcaram presença em Águeda, tivemos no derradeiro dia de competição a última manga pontuável para EMX125.

mxgpJani Reisulis – líder do campeonato à chegada a Portugal –, depois da vitória de sábado, era obviamente o principal protagonista e favorito a repetir a vitória. No entanto quem saiu na frente na manga de domingo foi Mathis Valin (GasGas).

Após os trinta minutos de manga, o francês garante a segunda vitória do ano. Já o letão da Yamaha oficial arrancou na segunda posição, caiu, baixou a terceiro e com um enorme esforço cruzou a bandeira xadrez em segundo. No somatório final, Reisulis vence o fim-de-semana e garante pontos importantes para se afastar na classificação do campeonato.

Sandro Lobo bateu-se lado-a-lado com os mais rápidos pilotos da categoria. O piloto Yamaha esteve próximo de pontuar nesta segunda manga (21º lugar), concluindo este MXGP de Portugal na mesma posição.

Em EMX250 o campeonato está ao rubro quando os pilotos cumpriram a terceira jornada da temporada 2023. Na manhã de domingo a surpresa viria de França, através Mark-Antoine Rossi (KTM). Saindo da quarta posição, o gaulês encetou uma segunda manga literalmente ao ataque, cruzando a bandeira xadrez isolado na frente.

Mais atrás a luta manteve-se acesa entre Karssemakers (Husqvarna) que foi segundo e Andrea Bonacorsi (Yamaha), que, ao ser terceiro, conquista pontos suficientes para ganhar em Portugal e manter liderança no Campeonato Europeu. Na classe com mais número de inscritos, e entre os pilotos portugueses, Fábio Costa foi 22º, Afonso Gomes 26º, Francisco Salgueiro 30º, seguido de Pedro Rino em 31º e Afonso Simões que fechou com o 32º lugar.

Texto e fotos: Gabinete de imprensa do MXGP Portugal