MXGP 2023 Águeda – Resumo de sábado

O Mundial de Motocross anima o Crossódromo Internacional de Águeda. Eis o que se passou hoje no MXGP de Portugal.

Terminado o primeiro dia de ação no redesenhado e muito remodelado Crossódromo Internacional de Águeda, que, recordamos, viu o seu sentido invertido, uma novidade em estreia absoluta este fim de semana no Mundial de Motocross, e já foi possível assistir a grandes batalhas em pista neste MXGP de Portugal 2023 organizado pelo ACTIB.

Em MXGP, a classe maior do campeonato e a que mais atenções atrai, os pilotos entraram em pista pelas 11H00 e o sol começava a aparecer. O público, maioritariamente português e espanhol, enchia as bancadas do CIA – Crossódromo Internacional de Águeda. A primeira sessão de treinos foi de habituação a este novo layout da pista bairradina, no entanto os principais intervenientes desta temporada começavam a mostrar-se.

Na sessão de treinos que antecedia a tão desejada qualificação – habitual manga que esta temporada dá pontos para a classificação do campeonato –, o multicampeão e regressado Jeffrey Herlings (KTM) mostrava um excelente andamento e superava os “espanhóis do momento” Fernandez (Honda) e Jorge Prado (GasGas), líder do Mundial de Motocross.

mxgp

Já na qualificação, o holandês da equipa oficial sai na frente, no entanto Ruben Fernandez mostrou que não iria deixar fugir o seu mais direto adversário. À terceira volta o galego da HRC passa para a frente da manga, para delírio do muito público presente. Herlings ainda tentou voltar à liderança, mas sem sucesso, com Fernandez a vencer a qualificação com cerca de 4 segundos de vantagem.

O terceiro classificado nesta Qualificação de MXGP em Águeda acabou por ser o holandês Calvin Vlaanderen, pois Jorge Prado acabou por cair na sexta volta da manga quando era terceiro e mesmo tentado de tudo para minimizar os “estragos”, não foi além do sexto lugar final.

Destaque para a presença dos portugueses Paulo Alberto e Luís Outeiro, ambos de Yamaha, nesta categoria “maior”. O leiriense, atualmente a militar no Campeonato Brasileiro de Motocross, garantiu o 19º lugar e Outeiro fechou o top20 das MXGP.

Amanhã, domingo 30 de abril, este grupo com quase três dezenas de participantes realizará duas mangas durante a tarde, de forma a sabermos quem será o grande vencedor do MXGP de Portugal 2023.

mxgpEm MX2, depois das habituais sessões de treinos matinais, o dia ficou completo com a manga de qualificação. Este ano com um maior interesse com a atribuição de pontos, a luta foi obviamente mais intensa.

O líder do campeonato à chegada a Águeda – Jago Geerts (Yamaha) não conseguiu o melhor registo nos treinos cronometrados, foi segundo atrás do germânico Laengenfelder (GasGas), no entanto na derradeira manga do dia carimbou a vitória e o melhor tempo em pista. Geerts conquista pontos importantes no campeonato que lidera após quatro jornadas cumpridas.

Portugal contou com um participante nesta exigente categoria de MX2. Alexandre Marques – Husqvarna não conseguiu uma volta rápida e foi apenas 28º na última sessão de treinos cronometrados. Já na Qualificação garantiu o 24º posto final.

Este domingo os pilotos regressam à pista quando forem 10H25 para o warm-up, pelo que as duas mangas pontuáveis decorrerão a partir das 13H00.

Em EMX125, O atual líder do campeonato após as duas jornadas já disputadas, habituou-se com muita facilidade ao novo traçado aguedense, garantindo o melhor registo na qualificação.

Já na primeira manga, Janis Reisulis (Yamaha) não conseguiu o holeshot, no entanto assumiu a liderança à segunda volta e não mais largou a frente da corrida. O letão da equipa oficial deixava o espanhol Escandell (Fantic) em segundo e o francês Valin (GasGas) na terceira posição.

Destaque para a presença do português Sandro Lobo (Yamaha) que realizou uma manga de trás para a frente. Conseguiu subir onze posições, concluindo o dia num meritório 15º posto. Inscrito nesta categoria estava também Tomás Santos (GasGas), no entanto uma queda aparatosa ainda no período da manhã levou o jovem de Tomar ao abandono. Neste momento o piloto encontra-se em observação no hospital local.

Em EMX250 este primeiro dia de competição foi bastante competitivo.

Um total de 36 pilotos inscritos – 5 deles de nacionalidade portuguesa -, tiveram à semelhança das 125 as respetivas sessões de treinos e qualificação durante a manhã de sábado. O melhor registo da qualificação foi para Marc-Antoine Rossi (KTM), no entanto na primeira manga o francês foi apenas 11º classificado. Vitória que ficou para o líder do campeonato Andre Bonacorsi (Yamaha). O italiano deixou atrás de si o compatriota Zanchi (KTM) e o holandês Kay Karssemakers (Husqvarna).

Nesta categoria, Portugal tem o maior número de participações: Fábio Costa, Afonso Gomes, Pedro Rino, Francisco Salgueiro e Afonso Simões. O melhor representante luso na primeira corrida EMX250 acabaria por ser Fábio Costa com a 17ª posição final.

Todas as informações sempre atualizadas estão disponíveis em www.portugalmxgp.com .