Nacional de Enduro em Águeda

O Nacional de Enduro passou por Águeda e Diogo Ventura foi o vencedor. Hugo Basaúla estreou-se na modalidade e terminou no pódio.

Nacional de Enduro Águeda

Cerca de uma mês depois do Mundial de MX Águeda recebeu a quarta prova do Nacional de Enduro. Esta foi a quinta de sete rondas do campeonato, e ficou marcada pela estreia de Hugo Basaúla na modalidade.

O ACTIB preparou um percurso com 45 km a ser percorrido por três vezes e meia pelas principais categorias. Luís Oliveira chegou a Águeda com 19 pontos de vantagem no campeonato; era objectivo de Diogo Ventura tentar encurtar essa vantagem.

Hugo Basaúla usou toda a sua experiência de anos passados no motocross para vencer todas as Cross Test. Foi mesmo o piloto com mais vitórias em especiais. Mas isso não impediu Diogo de Ventura, que venceu duas especiais, de levar a vitória final.

Diogo Ventura Nacional de Enduro Águeda
Diogo Ventura

«Foi um dia fantástico, intenso e de grande pressão a todos os níveis», disse Ventura no final. «Depois de constantes trocas na frente da corrida estive na liderança da geral durante toda a terceira volta, mas acabei por perder o primeiro lugar na última passagem pela Extreme, que recuperei na especial seguinte e levei até ao fim. Foi um dia mesmo muito bom onde todos lutámos de forma muito intensa e no final soube muito bem este primeiro lugar, especialmente por ser em Águeda onde tenho alguns patrocinadores aos quais dedico esta vitória. O campeonato não está decidido e vou lutar até ao fim pela renovação do título absoluto», afirmou o vencedor, que levou os louros também na Elite 2.

Luís Oliveira terminou na segunda posição, com Basaúla em terceiro.

No campeonato Luís Oliveira continua no comando, agora com 13 pontos de vantagem sobre Diogo Ventura. Gonçalo Reis ocupa o terceiro lugar a 38 pontos do líder.

Nacional de Enduro Águeda
Diogo Ventura, Luís Oliveira e Hugo Basaúla no pódio em Águeda

Vieira ausente

André Martins venceu foi o vencedor da E1. Diogo Vieira não participou nesta prova por estar a recuperar de uma lesão.

Pedro Oliveira foi o vencedor na Open ao bater Nuno Oliveira por pouco mais de nove segundos. Diogo Parente foi o vencedor nos Verdes em termos absolutos e na Verdes 2, batendo o melhor em Verdes 1, Gil Carmo e o vencedor na Verdes 3, Nuno Cação.

Na Youth Cup foi Rodrigo Belchior quem assegurou a vitória; Nuno Freitas subiu de novo ao degrau mais do pódio nos Veteranos, Joana Gonçalves foi a melhor nas Senhoras. João Miranda ganhou nos Super-Veteranos, Miguel Saraiva na Enduro Cup e Diogo Graça Moura na Vintage. A prova bairradina contou ainda para o Troféu Mini-Enduro, com vitória de Tomás Santos na Mini 1 e Afonso Froufe na Mini 2.

A próxima ronda realiza-se em Souselas no dia 17 de Junho. Será a penúltima prova da temporada, que encerra com jornada dupla de Valpaços, a 14 e 15 de Julho.

Todas as classificações aqui.