Nacional de Motocross 2021 começa no ‘Dia da Liberdade’

O Campeonato Nacional de MX está prestes a começar, ainda que com algumas alterações no formato e calendário. 

O dia da liberdade, 25 de Abril, marca o regresso do campeonato nacional de motocross às pistas e irá revelar muitas novidades. Por força da pandemia que afectou toda a temporada 2020 e condiciona a normalidade da época 2021, a Federação de Motociclismo de Portugal foi forçada a reajustar o calendário da modalidade e mesmo o formato das competições da disciplina.

Uma das grandes novidades será a realização em conjunto das provas do nacional com as rondas dos regionais, no sul com o MX Ribatejo e no norte com a Penta-Control e com o Troféu Norte. Esta medida visa conseguir que as organizações realizem as suas provas mesmo sem público, importante para a ‘contabilidade’ de todos os eventos. O calendário conjunto será em breve anunciado.

O público deverá ficar ‘fora’ dos recintos pelo menos durante o primeiro semestre deste ano 2021, mas nem por isso o campeonato deixará de ter audiência, mantendo-se em 2021 a cobertura das provas em ‘streaming’, reeditando-se uma bem sucedida aposta e formato já visto ao longo do passado ano. Todas as provas do campeonato poderão ser acompanhadas no canal Youtube da Federação de Motociclismo de Portugal.

Importante para os pilotos será também o regresso do Polisport Challenge que irá distribuir um prémio monetário global de 1750 euros para os primeiros classificados da classe Elite 2021, prémio ao qual se junta igualmente a oferta de ‘packs’ com produtos oficiais da Red Bull aos melhores pilotos da classe MX2 Júnior e aos melhor ‘rookie’ desta mesma classe.

Infelizmente este calendário não contempla as classes 50cc, 65cc e 85cc e será revelado assim que forem comunicadas pelas autoridades governamentais decisões quanto á prática desportiva dos atletas mais jovens.

Calendário

25 de Abril – Alqueidão (Sociedade Recreativa Alqueidoense)
9 de Maio – Lustosa (Clube Motard Figueiras)
30 de Maio – CNMX + Europeu (Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes)
4 de Julho – Moçarria (Moçarria Aventura Clube)
19 de Setembro – Águeda (Águeda Action Club)
3 de Outubro – Alqueidão (Sociedade Recreativa Alqueidoense)
17 de Outubro – Granho (Grupo Motard Moto Pampas)