Nacional de Motocross com novidades este ano

O Nacional de Motocross vai ter este ano transmissão em directo nas plataformas digitais depois da positiva estreia em 2020. Algumas regras também vão surgir ajustadas.

Com calendários sujeitos a alterações por força das restrições sanitárias ainda em vigor, a Federação de Motociclismo de Portugal e a Comissão de MX vão, tal como em 2020, apostar novamente na transmissão em ‘streaming’ das provas que integram a temporada.

A par com a transmissão nas plataformas digitais serão também algumas as alterações que se irão verificar em termos de regulamentos e procedimentos ao longo dos eventos.

Lado a lado com os promotores dos campeonatos regionais e as organizações de provas de campeonato nacional a FMP irá também em breve anunciar um calendário ajustado face a um arranque de novo ano ainda marcado pela pandemia do Covid-19.

Classe a classe

Classe MX50: não há alterações no formato nem nos procedimentos de prova, contudo os pilotos até aos 9 anos de idade que participem em provas desta classe terão inscrições gratuitas nas provas que integrem o calendário do CNMX, e a Licença Desportiva será oferecida pela FMP.

Classe MX65: não há alterações no formato nem nos procedimentos de prova.

Classe MX85: não há alterações no formato nem nos procedimentos de prova. O limite máximo de idade passa ser de 14 anos (ano em que o piloto os perfaz).

Classe MX2 Junior

No que concerne o formato do Campeonato MX2 Junior, este será disputado numa manga reservada aos pilotos desta classe com a duração de 25 minutos + 2 voltas.

O limite máximo de idade será de 19 anos (ano em que o piloto os perfaz) e a idade mínima será de 13 anos.

O piloto que vencer o Campeonato poderá revalidar o título no ano subsequente desde que não atinja o limite de idade máximo.

Da manga desta classe passam 20 pilotos para a manga da Classe MX Elite, sendo o primeiro reserva o piloto classificado na 21ª posição.

Em termos de pontuação a classe MX2 Junior terá apenas uma manga pontuável para o referido Campeonato.

Classe MX2-MX1

Em termos de formato a campeonato MX2-MX1 será disputado numa manga reservada aos pilotos destas duas classes com a duração de 30 minutos + 2 voltas.

A idade máxima será de 60 anos (ano em que o piloto a perfaz) e a mínima será de 15 anos.

Da manga desta classe passam 20 pilotos, independentemente da classe, para a manga da MX Elite, sendo o primeiro reserva o piloto classificado na 21ª posição.

Em termos de pontuação a classe MX2-MX1 terá apenas uma manga pontuável para o referido Campeonato.

Classe MX Elite

A Classe MX Elite será disputada numa manga de 30 minutos + 2 voltas, sendo composta pelos 20 melhores pilotos da manga MX2 Junior e os 20 melhores pilotos da manga MX2-MX1.

A idade máxima será de 60 anos (ano em que o piloto a perfaz) e a mínima será de 13 anos, idade mínima válida exclusivamente para os pilotos da classe MX2 Junior.

Em termos de pontuação a classe MX Elite terá apenas uma manga pontuável para o referido Campeonato.

A presença na cerimónia de pódio é obrigatória e a moto do vencedor da respectiva classe deverá estar em exposição em posição de destaque junto ao pódio.

A Comissão de Motocross da FMP irá introduzir um novo cargo na Direcção das provas do CNMX que será o do Director de Prova FMP. O Director de Prova FMP faz parte parte do Júri de Prova exercendo as suas funções em estreita colaboração com o Presidente de Júri e o Director de Corrida Local, este último nomeado pela respetiva organização ou clube.