Nacional de Enduro começou em V.N. Santo André

Miguel Oliveira e Lorenzo Baldassarri

Realizou-se ontem o Enduro de Vila Nova de Santo André, a prova de abertura do Nacional de Enduro, onde estiveram presentes um bom número de pilotos inscritos.

Vila Nova de Santo André acolheu pela primeira vez o arranque do Campeonato Nacional de Enduro, onde com as suas especiais de areia vários pilotos conheceram um novo traçado nesta competição. Entre a prova da classe Hobby, com a duração de 30 minutos de duração, foram 47 os pilotos presentes à partida da corrida. No final, o pódio fechou com João Carlos Bicha em KTM na posição de destaque, com os restantes lugares de honra a serem conquistados por Fernando Costa em Husqvarna e Ricardo Santos em KTM.

Quanto à classe Open, foram 50 minutos de corrida, onde Sebastian Buhler mostrou os seus dotes de pilotagem, superiorizando-se a Nuno Oliveira, numa Sherco e a Márcio Antunes em moto idêntica. Vice-campeão nacional absoluto de Todo-o-Terreno, Sebastian Bühler já iniciou a temporada desportiva 2018 tendo conseguido neste mês de janeiro duas interessantes vitórias. A vitória mais recente foi na prova de estreia do Nacional de Enduro, disputada ontem em Vila Nova de Stº André e onde o jovem piloto da Yamaha e do Bühler Racing Team venceu a categoria Open, sendo ainda o sexto da classificação geral. O trilho de 50 quilómetros de extensão, essencialmente de areia que englobava as três especiais cronometradas e que foi percorrido por três vezes e meia pelas classes maiores (Elite e Open), foi favorável ao piloto. A vantagem que conseguiu alcançar nas especiais Enduro Test e a Cross Test foi suficiente para poder gerir o tempo na Extreme Test. “A prova iniciou-se pelas 10h00 e terminou pelas 17h00. Foi ótimo poder andar praticamente um dia inteiro em cima da mota. Para além disso, comecei o dia da melhor maneira. Senti-me muito à vontade no percurso de areia das Cross Test e Enduro Test com o qual me identifico muito. A minha Yamaha WR 450F mostrou-se ótima neste tipo de provas. A especial de Extreme é muito ao jeito do enduro e, por isso, a vantagem face aos meus mais diretos adversários não foi tão significativa em relação às restantes especiais. De qualquer modo, penso ter conseguido gerir muito bem os tempos e a vantagem que conquistei nas especiais de areia e que me permitiu alcançar este resultado. Fiquei muito satisfeito”, referiu Sebastian Bühler no final da corrida. De salientar que Sebastian Bühler venceu, já este ano, a terceira etapa do Troféu X-Trophy de Resistência que se disputou em Ponte de Sor. Com esta vitória soma já o terceiro triunfo consecutivo neste Troféu que se iniciou em novembro 2017.

Entre as senhoras, apenas três entradas na lista de inscritos, seguramente um número a aumentar ao logo da época que agora começou. Quanto a resultados entre as senhoras, Joana Gonçalves, na Beta venceu, com Rita Vieira na 2ª posição com a Yamaha e Bruna Antunes a ser 3ª em KTM. 

Luís Correia saiu como vencedor da Classe Elite, aos comandos da sua Yamaha, mas esta não foi de todo uma vitória fácil. Atrás de si, a Proto de Luís Oliveira e João Vivas, este último numa KTM. Aos comandos da sua Honda CRF 450R Diogo Ventura sofreu duas quedas, que lhe condicionaram a jornada, ficando o piloto de Góis a pouco menos de dois segundos. “Ser o primeiro nas especiais, especialmente na primeira volta, não foi uma vantagem. O piso de areia sem estar marcado obriga a alguma cautela e atenção especial e duas quedas ao longo do dia não me ajudaram. Não queria arriscar em demasia e no final fiquei satisfeito porque sem as quedas sei que podia ter discutido o segundo lugar na prova. Foi um bom arranque de temporada, com novos adversários que vêm trazer mais nível ao campeonato e isso é muito bom. Na próxima corrida vou estar a jogar em casa e quero inverter o resultado.”