Nacional MX: Luís Outeiro liderou em Fernão Joanes

O jovem piloto da TM, Luís Outeiro, é um dos especialistas do circuito de Fernão Joanes. Acabou por levar a melhor sobre a concorrência.

Depois de duas provas marcadas pela chuva e lama, os pilotos do Campeonato Nacional de Motocross tiveram a primeira prova do ano disputada com condições ideais num dia de muito sol e calor. Luís Outeiro aproveitou a ausência do líder do Campeonato Saad Soulimani para subir à liderança da Classe Elite, numa prova que contou igualmente com a classes do Europeu de 65 e 85 classes totalmente dominadas por pilotos italianos.

Foram 36 os pilotos que alinharam na grelha de partida para a principal manga da tarde com três pilotos a destacarem-se de imediato pelo seu andamento, mas a surpresa era o espanhol Sergio Notario, a fazer aqui uma ‘perna’ no Campeonato Nacional, e que com um andamento diabólico liderou durante dezasseis voltas a manga Elite sempre seguido de muito perto por Luís Outeiro.

O jovem piloto da TM é um dos especialistas do circuito de Fernão Joanes e a pressão exercida sobre Notario deu os seus frutos quando na 17ª passagem pela meta, o espanhol perdia de forma espectacular o controle da sua moto para uma queda aparatosa que levou ao abandono imediato da manga. Outeiro herdava a primeira posição numa altura em que era claramente o piloto mais rápido em pista. O segundo posto passava a ser ocupado por Paulo Alberto que pilotou uma moto a 2 tempos nesta prova terminando a Elite a cerca de 6 segundos de Outeiro. O pódio seria fechado por Ruben Ferreira que aos comandos da sua Yamaha fazia uma prova inteligente e sem grandes sobressaltos num circuito que se tornou bastante técnico na parte final da prova. Surpreendente era a prova de Fábio Costa que, com a sua “pequena” Gas Gas 125, alcançava o 4º posto na manga Elite.

Na manga reservada às classes de MX1 e MX2 voltou a assistir-se a uma grande corrida de Paulo Alberto sempre espetacular com a sua Yamaha YZ 250 a 2 tempos. Outeiro era segundo finalizando a quase 20 segundos de Alberto e Notario 3º.

Em pista estiveram também os MX2 Júnior, 16 no total, desta vez com Afonso Gomes a dar forte réplica a Fábio Costa nas quatro voltas iniciais da corrida aproveitando da melhor forma a potência da sua moto e também o superior conhecimento do circuito. Costa estudou as trajectórias de Gomes e à 5ª volta ultrapassava o piloto de Coimbra cimentando a liderança volta após volta acabando os dois esta manga separados por 8 segundos. Martim Espinho também fazia uma corrida notável parecendo bastante mais à vontade com a sua Husqvarna 125 conquistando o lugar mais baixo do pódio nesta classe reservada para os pilotos até aos 19 anos.

Campeonato da Europa EMX 65/85
Italianos em destaque

Conjuntamente com o Campeonato Nacional estiveram em pista 60 pilotos europeus (37 EMX85 e 23 EMX65) entre os quais 15 pilotos portugueses. Na EMX85 Alessandro Gaspari não deu quaisquer hipóteses vencendo as duas mangas de forma clara sendo seguido de longe pelo espanhol Salvador Perez e em 3º por outro espanhol, Carlos Prat. Entre os portugueses nota de destaque para as prestações de Martim Maria, Tomás Santos, Vasco Salgado, Guilherme Leandro, Dinis Sousa e Manuel Amado.

Na Classe de EMX65 foi novamente um italiano que dominou de forma clara as duas mangas. Andrea Uccellini foi o mais forte vencendo ambos os confrontos com larga vantagem sobre o 2º classificado Salvador Perez, enquanto o 3º foi Carlos Prat. Nesta classe estiveram em pista vários jovens valores do motocross nacional com destaque para o fantástico 5º posto na geral de Rodrigo Barros, enquanto que Bernardo Pinto e Duarte Pinto estiveram muito perto de entrar no Top Ten e Miguel Caridade que foi 13º da geral. Ainda em pista estiveram Leonardo Gaio, Francisco Fernandes, Guilherme Gomes e Simão Severino.

Campeonatos
MX Elite

1º Luís Outeiro TM 250 F 67
2º Rúben Ferreira Yamaha YZ 250 F 58
3º Saad Soulimani Yamaha YZ 450 F 50
4º Fábio Costa Gas Gas 125 49
5º Paulo Alberto Yamaha 250 44

MX1
1º Marco Silva Husqvarna 350 56
2º Saad Soulimani Yamaha 450 50
3º Pedro Costa Yamaha 450 F 48
4º Paulo Alberto Yamaha 250 47
5º Luis Oliveira KTM 34

MX2
1º Rúben Ferreira Yamaha 250 F 65
2º Luís Outeiro TM 250 F 61
3º Joseph Dark Yamaha 250 F 56
4º Henrique Benevides Yamaha 250F 56
5º Abel Carreiro KTM 249 F 53

MX2 Júnior
1º Afonso Gomes Yamaha 250 69pts
2º Fábio Costa Gas Gas 125 59
3º Martim Espinho Husqvarna 125 56
4º Francisco Salgueiro Yamaha 250F 51
5º Alex Almeida KTM 250 F 45

Outros artigos:

Horário do Nacional e Europeu de MX em Fernão Joanes