Nacional TT com novos vencedores na Baja do Pinhal

A Baja TT do Pinhal teve novos vencedores em todas as classes do campeonato.

A Baja TT do Pinhal entrou para a história do campeonato nacional de todo-o-terreno com a vitória de Daniel Jordão. Esta foi a primeira vez que o piloto da Figueira da Foz venceu a classificação absoluta de uma prova pontuável para a competição maior da modalidade em Portugal. Roberto Borrego e Pedro Santinho Mendes venceram igualmente nas suas classes, estes já conhecedores do sabor da vitória no TT luso.

Com três dias de corrida, Salvador Vargas foi o primeiro a estar em destaque ao vencer o prólogo com uma décima de vantagem sobre Domingos Santos (AJP) e assumiu-se como primeiro líder da Baja TT do Pinhal. Contudo, uma queda no primeiro sector selectivo fê-lo descer várias posições e Daniel Jordão, que tinha sido quarto no prólogo, acabou o dia na frente da classificação geral depois de ser o mais rápido no primeiro sector selectivo. A partir daí, mais ninguém o incomodou. Bernardo Megre bem tentou com a vitória no SS2, mas teve de se contentar com o segundo posto final, a 2m41,8s do vencedor. Salvador Vargas concluiu a sua prestação na prova organizada pela Escuderia Castelo Branco no terceiro lugar.

A vitória de Daniel Jordão foi bem mais difícil e sofrida do que inicialmente previsto. O piloto não evitou um acidente durante o último sector selectivo e foi a muito custo que conseguiu, não só, chegar ao fim, como na primeira posição da classificação absoluta.

‘O dia estava a correr muito bem, apesar do piso estar bastante deteriorado. Tinha muita pedra solta devido à passagem dos carros. O percurso era muito técnico. Parecia mais enduro do que um raide. Sensivelmente ao quilómetro 100, numa subida, bati em alguma coisa, penso que numa pedra. Sofri uma queda forte, dobrei o guiador e fiz algumas escoriações no braço. Mas consegui voltar à moto e terminar, embora com muitas dores.’ explicou o ex-campeão nacional TT1 (2005) e vencedor da Baja TT do Pinhal 2019 em motos que conseguiu a pontuação máxima para o campeonato nacional e para a Taça FIM de Bajas.

Por classes, Daniel Jordão foi o melhor em TT2, enquanto Megre venceu em TT1. Apesar do último lugar do pódio absoluto, Salvador Vargas foi o mais forte em TT3.

Borrego regressa às vitórias no Pinhal Interior

Roberto Borrego voltou a mostrar porque é que um dos principais nomes da competição em moto4 no TT em Portugal. O piloto de Ponte de Sôr voltou à competição a fazer o que tão bem sabe… ganhar. Começou por ser o mais rápido no prólogo, voltou a ficar no topo da tabela no primeiro sector selectivo com uma vantagem superior a dois minutos e meio sobre o campeão em título, Arnaldo Martins. Com a desistência do seu principal adversário, Borrego viu a sua vida mais facilitada. Em SS2 limitou-se a gerir, embora tenha gasto mais tempo porque andou ‘quatro ou cinco quilómetros perdido’ explicou. Luís Engeitado foi o mais rápido. Ganhou 37 segundos mas, mesmo assim, ficou a quase cinco minutos de distância de Borrego.

‘A seguir à primeira ZA vi os meus adversários mais perto e procurei atacar mais. Depois, o resto da prova foi a atacar e a gerir ao mesmo tempo.’ contou Roberto Borrego depois de terminar o sector e ter garantido mais um triunfo na sua carreira.

Na terceira posição ficou um piloto proveniente da Europa Central que está a correr na Taça FIM de Bajas. Juraj Varga chegou depois de Borrego e Engeitado e beneficiou dos problemas que afectaram pilotos como Arnaldo Martins e Filipe Martins para segurar o derradeiro lugar do pódio.

Santinho Mendes é o mais forte nos SSV

Pedro Santinho Mendes, neto do antigo campeão nacional de TT, Santinho Mendes, está a seguir as pisadas da família. Não só compete no desporto automóvel, como vence. Foi o que aconteceu na Baja TT do Pinhal. O jovem piloto foi o mais forte nos SSV e conquistou a vitória com uma vantagem de 3m59,8s sobre Aristides Júnior, que ficou em segundo. Vítor Santos foi terceiro, a quase cinco minutos do vencedor.

Pedro Carvalho começou na frente, ao ser o mais rápido no prólogo. Aí, aquele que viria a ganhar a prova, não foi além do quinto tempo. No segundo dia de competição, Vítor Santos entrou com o pé direito e tornou-se no segundo líder da categoria na Baja TT do Pinhal. Mas no final da jornada, era já Pedro Santinho Mendes que brilhava no lugar mais alto do pódio. Com mais de 170 quilómetros pela frente, o jovem piloto da zona de Abrantes não deu qualquer margem à concorrência e triunfou.

‘Precisávamos desta vitória para a equipa. É importante para nos começarmos a posicionar no campeonato. Os pisos estavam um bocado duros e perdemo-nos. Mas não foi por isso que deixámos de ganhar a corrida. Ainda tivemos um furo, mas não perdemos muito tempo.’, sublinhou o vencedor.

Esta ronda, que foi a segunda do campeonato nacional e, também, da Taça do Mundo de Bajas, ficou marcada pela exigência dos troços sinuosos desenhados pela Escuderia Castelo Branco na região do Pinhal Interior. Entre a Sertã, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, os concorrentes tiveram de percorrer pistas muito técnicas, como comprovam as médias de velocidade de 60,09 quilómetros por hora nas motos, 61,75 km/h nos moto4 e 60,68 km/h nos SSV.

CLASSIFICAÇÃO