Nathan Watson venceu Touquet

Nathan Watson ofereceu a primeira vitória á Grã-Bretanha na clássica gaulesa.

Na sua 44ª edição o mítico Enduropale du Touquet realizado hoje em Pas-de-Calais no norte de França foi ganho pelo britânico Nathan Watson aos comandos de uma KTM. O piloto inglês assegurou com esta vitória o ceptro no Campeonato de França das corridas em areia e a KTM conseguiu também o seu primeiro título nesta série.

Na chegada a esta derradeira ronda do Championnat de France des Sables, Nathan Watson era terceiro na classificação do campeonato e sabia que a vitória era a melhor forma de poder aspirar ao ceptro final. Devido a um arranque mais lento Nathan perdeu terreno de forma considerável para os adversários na primeira hora de corrida, mas depois, de forma suave e cautelosa começou a encontrar o seu ritmo no rápido traçado de areia até ao final da primeira metade da competição. Com a pista cada vez mais destruída Nathan rapidamente recuperou e em apenas duas voltas subiu de sexto para segundo.

Numa luta intensa com o rival Milko Potisek na fase final da corrida e depois da derradeira paragem para reabastecer atacou forte nas duas últimas voltas para ganhar vantagem e cruzar a linha de meta com uma vantagem de cinco minutos para o segundo classificado, Daymond Martens. A fechar o pódio ficou Richard Fura.

‘É uma sensação fantástica vencer não apenas o Touquet mas também o campeonato. Durante a primeira hora pensei que não seria possível porque tinha sido ultrapassado por muita gente e estava demasiado cauteloso. Quando a pista ficou mais complicada comecei a andar melhor e consegui encontrar o meu ritmo. Quando apanhei o Milko lutámos durante algum tempo mas na última paragem escolhemos momentos distintos e fiquei sem saber onde ele estava e por isso dei tudo nas duas voltas finais.’

Palavras de Nathan Watson no final deste 44º Enduropale du Touquet onde se tornou no primeiro piloto KTM a vencer a clássica em mais de 30 anos, sendo igualmente o primeiro britânico a subir ao degrau mais alto do pódio.

Classificação final
1. Nathan Watson (GBR) KTM, 15 voltas em 3h30m20.951s
2. Daymond Martens (BEL) Yamaha, 3h08m16.441s
3. Richard Fura (FRA) Honda, 3h10m14.311s
4. Adrien Van Beveren (FRA) Yamaha, 3h11m17.183s
5. Stephane Watel (FRA) Honda 3h14m05.210s