Nem a chuva impediu a manifestação dos motociclistas pela paz!

Sob a organização do Grupo Acção Motociclista, realizou-se a manifestação dos motociclistas pela paz. Apesar da chuva e de menor participação, o GAM sente que o “dever foi cumprido”.

manifestação

Conforme previsto, realizou-se no passado domingo 20 de março uma manifestação de âmbito nacional de motociclistas pela paz. Tendo a guerra na Ucrânia como “cenário” para justificar esta ação, o GAM – Grupo Acção Motociclista não quis deixar passar a oportunidade de mostrar que os motociclistas se unem contra as atrocidades da guerra. A manifestação aconteceu mesmo, apesar da chuva que se fez sentir em território nacional ter reduzido a participação.

Foi através da sua página oficial na rede social Facebook que o GAM – Grupo de Acção Motociclista se mostrou satisfeito com a realização das diversas ações em Portugal que estavam previstas para domingo. É com “Sentido de dever cumprido” que os responsáveis desta organização dedicada a defender as mais diversas causas motociclísticas reagem à manifestação.

Porém, numa ação em que motociclistas e cidadãos nacionais estavam a mostrar a sua indignação contra a guerra e a apelarem à paz no mundo, nem tudo parece ter corrido bem. Pelo menos de acordo com o GAM.

manifestação
Foto @ GAM – Grupo Acção Motociclista

Na publicação no Facebook, os responsáveis do GAM referem que existiram por parte das autoridades ucranianas, nomeadamente da Embaixadora da Ucrânia em Portugal, aquilo que definem como uma “tentativa de nos demover de realizar a manifestação com bandeiras brancas”, refere o texto da publicação divulgado nas redes sociais, que aponta para que a embaixadora tenha referido que a utilização de bandeiras brancas desse a entender à população que estavam a pedir a rendição da Ucrânia perante a ameaça russa.

É à sombra desta controvérsia que o GAM anuncia que esta foi a primeira e, certamente, a última vez que o grupo irá realizar ou organizar uma ação de manifestação por uma situação que não tenha a ver diretamente com questões relacionadas com o mundo das duas rodas.

manifestação
Foto @ GAM – Grupo Acção Motociclista

Leia aqui na íntegra o texto do GAM – Grupo Acção Motociclista

“MANIFESTAÇÃO PELA PAZ… Debaixo de chuva… foram poucos, mas com o sentido de dever cumprido.

E aconteceu… apesar de algo inimaginável como ontem (domingo 20 de março) termos recebido uma chamada da própria Embaixadora da Ucrânia, na tentativa de nos demover de realizar a manifestação com bandeiras brancas. A sra. não entendeu nem aceitou a NOSSA manifestação pela paz… porque, segundo a sua opinião, isso significava rendição da Ucrânia na guerra, quando sabemos que todos os ucranianos estão heroicamente dispostos a morrer pela sua causa, mas ninguém a nomeou porta voz do povo e sobretudo das crianças da Síria, do Iémen, do Iraque, da Palestina, etc…

Não somos (GAM) uma organização política e estatutariamente nem nos é permitido assumir posições políticas… dissemo-lo aqui diversas vezes… o que nos fez manifestar foram aqueles inocentes que sem “voz na matéria” estão a ser vítimas… basta de crianças desalojadas a vaguear pelas estradas, feridas, mutiladas e mortas pela arrogância, insensatez, ganância e intolerância dos homens de MÁ VONTADE. Foi contra isso que nos manifestamos usando o símbolo que a Convenção de Genebra designou como “Símbolo da Paz”, a “Bandeira Branca”.

Assim, pela primeira vez o GAM organizou uma manifestação sem ser por uma causa motociclista…

Não voltará a acontecer… porque há causas que estão muito para lá da nossa esfera de acção e valores que escapam à nossa compreensão…

O que desejamos e pedimos é somente

PAZ NO MUNDO”