Norton ‘reaparece’ em grande com a V4CR

A V4CR é o primeiro protótipo a ser projetado depois da icónica marca britânica ter sido adquirida pela indiana TVS Motor Company, em abril de 2020.

A renascida marca inglesa Norton Motorcycles acaba de revelar um novo protótipo. Trata-se da V4CR, uma naked derivada da desportiva V4SV. Este é o primeiro protótipo a ser projetado depois da íconica marca britânica ter sido adquirida pela indiana TVS Motor Company, em abril de 2020.

Da nova proposta da Norton sabe-se já que partilha o mesmo ADN e motor V4 de 185 cv e 1200 cc da V4SV. O depósito de combustível e os painéis que finalizam a moto são em fibra de carbono, enquanto que o braço oscilante e o quadro são definidos em alumínio escovado, numa silhueta compacta e curta para uma postura bem agressiva e dominante. A aparência deste protótipo foi assim cuidadosamente estudada para dar continuidade aos elevados pregaminhos a que o construtor nascido em 1898 já habituou todos os fãs.

Robert Hentschel, CEO da Norton Motorcycles, refere que: “o protótipo VC4R é o próximo passo no plano de crescimento estratégico da Norton na sua jornada para se tornar o líder mundial em motos de luxo feitas à mão.”

O protótipo V4CR é assim o projeto mais recente do Norton a usar a plataforma V4 da marca, a qual foi desenvolvida nos últimos 16 meses por uma equipa de 30 engenheiros e sujeita a dezenas de milhares de quilómetros de estradas e em pistas. A V4CR baseia-se nessas bases sólidas e reintroduz assim o legado icónico das café racer da Norton.

Em abril de 2020, recorde-se, a Norton Motorcycles foi adquirida pela TVS Motor Company, o terceiro maior fabricante de motos da Índia. Sob a liderança da TVS, a Norton conta agora com uma nova fábrica em Solihull, West Midlands, no Reino Unidos e propõe-se continuar a produzir motos feitas à mão, com recurso a técnicas tradicionais conjugadas com as mais modernas maquinarias de produção de componentes da actualidade.

Outros artigos:

Norton salva pela indiana TVS