Nova BMW R 12 nineT: Uma purista de estrada

A nova BMW R 12 nineT é uma clássica potente, que oferece uma infinidade de opções conceituais para personalização individual.

A BMW R 12 nineT mantém a tradição e fascínio da BMW para os próximos 100 anos. Assim como a BMW R nineT em 2013, a nova BMW R 12 nineT é uma clássica potente, que oferece uma infinidade de opções conceituais para personalização ilimitada e individualização pessoal.

Durante a sua apresentação no evento de abertura da Exposição dos 100 Anos no Museu da BMW em Munique, poucos detalhes foram adiantados, estando estes prometidos para a segunda metade do ano.Markus Schramm, dirigente máximo da BMW Motorrad, afirma: “A R nineT e o seu conceito de personalização estabeleceram a nova experiência Heritage para o 90º aniversário da BMW Motorrad e tornaram-se uma pedra angular indispensável na nossa gama de modelos. A nova R 12 nineT continua consistentemente a bem-sucedida história de herança em torno dos lendários motores boxer da BMW, apresentando um design ainda mais clássico e minimalista, maior liberdade na personalização e, por último mas não menos importante, novas e inovadoras tecnologias.”

O motor boxer de 1200 cc, com caixa de ar e sistema de escape redesenhados, presta homenagem à mecânica da R 32, que usava já o motor bicilíndrico oposto. O design inconfundível do Boxer, a aceleração poderosa, a entrega de potência e o som característico tornaram-no lendário nas motos BMW. Com o seu motor boxer arrefecido a ar/óleo, a nova R 12 nineT mantém esta grande tradição. O número 12 na designação do modelo refere-se à cilindrada do motor, tal como em muitos modelos da história da BMW, como a atual R 18.

Com um design ainda mais clássico e purista, grande atenção aos detalhes e ainda mais opções de personalização, a nova R 12 nineT pretende combinar o carácter robusto do motor boxer com um conceito modular que oferece ao motociclista um máximo de opções de personalização. Reduzida ao essencial, ela transmite um elevado apelo emocional. Um visual purista e clássico e a atenção aos detalhes foram as principais prioridades no design da motocicleta.

Edgar Heinrich, Chefe de Design da BMW Motorrad, afirma: “A linguagem de design purista é dominada pela linha clara do depósito/banco/traseira, no estilo das clássicas /5 ou da lendária R 90 S dos anos 70. À primeira vista, o próprio depósito é um depósito clássico, com uma curva típica na borda inferior e um recorte para encaixe dos joelhos. A nova R 12 NineT também possui tampas laterais na área do triângulo do quadro com um autêntico visual Roadster – outra reminiscência das motocicletas BMW dos anos 70.”

Esperamos por mais informações, provavelmente na altura do Verão.