Nova Ducati Multistrada V2

A Multistrada V2 é a nova porta de entrada para o universo Multistrada: uma moto bicilíndrica confortável, divertida de conduzir, versátil, tecnologicamente avançada, cinco quilogramas mais leve que a versão anterior e com ergonomia melhorada.

Foi através do primeiro episódio da série web Ducati World Première 2022 que ficámos a conhecer a nova Multistrada V2. Segundo a marca italiana, pretende ser a moto ideal para desfrutar de todas as viagens; versátil num uso diário e na cidade, sempre com o carácter desportivo típico das Ducati. Através deste modelo, a marca de Borgo Panigale faz evoluir a bicilíndrica da família ‘dual bikes’ Ducati, criando uma moto cada vez mais intuitiva, confortável, divertida e acessível. A nova Multistrada V2 é uma moto tecnologicamente avançada, com um pacote de eletrónica muito completo, e representa a porta de entrada perfeita para o universo ‘tourer’ da Ducati, graças à introdução de uma versão de 35kW para os detentores da carta A2. Durante as fases de desenvolvimento, os principais pontos de foco foram melhorar a ergonomia, reduzir peso e atualizar o motor.

Melhorada no design e motor

O design da Multistrada V2 é elegante e desportivo em simultâneo, alinhado com os cânones estilísticos da família de motos ‘dual’ de Borgo Panigale. Um estilo caracterizado por linhas fluidas, superfícies limpas e o característico e distintivo equilíbrio entre o importante volume da dianteira e a secção traseira leve e esguia. A nova V2 está equipada com a mais recente evolução do motor Testastretta 11° de 937 cc. O motor de distribuição desmodrómica, quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida, disponibiliza 113 cv e aproximadamente 98 Nm de binário máximo. O propulsor promete ser linear, utilizável e suave a baixas rotações, possuidor de um binário sempre disponível e vigoroso. Consistente e robusto, este motor tem longos intervalos de manutenção, com as mudanças de óleo a cada 15.000 km e a verificação da folga das válvulas a cada 30.000 km.

A evolução do Testastretta 11° montado na nova Multistrada V2 conta com importantes melhorias: novas bielas, nova embraiagem hidráulica de 8 discos e uma caixa de velocidades atualizada, que garante uma grande fluidez e precisão no engrenar de mudanças, facilitando também o engrenar do ponto-morto. Um progresso ainda mais apreciável em conjunto com o quick shifter, agora com uma estratégia de funcionamento otimizada.

Parte ciclística revista

A ciclística pretende tornar este modelo mais ágil e intuitivo, com jante dianteira de 19″ que assegura uma condução suave e confortável. Extremamente versátil, a moto é também ideal para uma utilização urbana, graças à eficácia do sistema de suspensão semi-ativa Ducati Skyhook Suspension EVO (de série na versão S), que consegue absorver as irregularidades do piso e garantir sempre a afinação ideal do veículo, melhorando a segurança e o conforto. Um importante trabalho de desenvolvimento foi feito na ergonomia, para a tornar mais confortável e intuitiva. A altura do assento foi reduzida para 830 mm, com formato redesenhado, mais estreito e compacto entre as pernas para permitir tocar no chão com os pés. Este modelo sofre uma importante redução de peso que se traduz em menos cinco quilogramas face à Multistrada 950. A atualização do motor produziu uma poupança de cerca de 2 kg. A nova Multistrada V2 monta jantes derivadas das que equipam a Multistrada V4, que são cerca de 1,7 kg mais leves.

A Multistrada V2 está equipada de série com um pacote de eletrónica de vanguarda, que oferece tudo o que precisa para se viajar com todo o conforto e segurança. O pacote inclui ABS Cornering, Vehicle Hold Control, Ducati Traction Control, quatro Riding Modes (Sport, Touring, Urban, Enduro) e o novo sistema Ducati Brake Light que, no caso de uma travagem súbita, ativa o piscar da luz traseira. Na versão S podemos optar por um completo pacote opcional que é composto pela suspensão eletrónica Ducati Skyhook, Cruise Control, ótica full-LED equipada com Ducati Cornering Lights, Ducati Quick Shift Up & Down, sistema Hands Free, ecrã de alta resolução TFT a cores de 5” com uma interface intuitiva e retroiluminação dos comutadores. A gama de cores consiste no clássico “Ducati Red” e “Street Grey”. Para a família Multistrada V2 existem dois níveis de configuração de opcionais que podem encomendados diretamente desde a fábrica. O Essential está disponível para a Multistrada V2 e Multistrada V2 S, enquanto o pacote Travel, com malas laterais, punhos aquecidos e descanso central, podem ser encomendados para a versão S.

A Multistrada V2 estará disponível nos vendedores autorizados da rede Ducati a partir de novembro de 2021.

Mais informações AQUI.

Outros artigos:

Ducati Multistrada 950 e 950S, versatilidade e polivalência