Nova Kawasaki Z650RS procura uma ‘retrovolução’

A nova Kawasaki Z650RS procura uma 'retrovolução' para 2022 e seguramente conseguirá muitos 'fiéis seguidores'.

A Kawasaki estreia a sua “Retrovolução” em 2022 com a introdução da nova Z650RS. Com este modelo, a marca pretende ocupar uma fatia do segmento das naked desportivas com estilo inspirado no passado, sendo que a Kawasaki tem a vantagem de deter quase cinquenta anos de herança Z.

Esta novidade de silhueta retro procura seduzir vários grupos, mas destina-se sobretudo aos condutores mais jovens, aos que há pouco evoluem no mundo das duas rodas, ou ainda aqueles que ainda se lembram com nostalgia da Z650-B1, lançada em 1977.

O motor desta máquina é o bicilíndrico paralelo de 649 cc, refrigerado a água, já conhecido nos atuais modelos Z650 e Ninja 650. No caso desta Z650RS, as especificações foram ajustadas para potenciar uma maior resposta em baixos e médios regimes, porém oferecendo uns generosos 68 cv (50,2 kW). Para esta unidade, a Kawasaki vai disponibilizar um kit de redução de potência a 35kw, de modo a abranger os encartados com a categoria A2.

Em termos de quadro, conta com uma construção do tipo treliça tubular para assegurar leveza e resposta ágil nas suas prestações dinâmicas. A altura do assento para os modelos europeus será de 820 mm, com um assento baixo, opcional, de 800 mm.  Ao nível de suspensão, oferece forquilhas convencionais de 41 mm de diâmetro e na traseira propõe um amortecedor que é ajustável em pré-carga.

A travagem está a cargo de pinças dianteiras de pistão duplo em discos de 300 mm de estilo retro, ao invés dos estilizados em forma de pétala com habitual em outros modelos da Kawasaki. Na traseira o travão é de pistão único e atua num disco de 200 mm, ambos auxiliados por um sistema ABS da Bosch.

Evocando inúmeras memórias da Z650-B1 de 1977, a pintura e as listas são uma reprodução inspirada na versão verde da máquina dos anos setenta, enquanto o icónico “rabo de pato” atrás do assento e os painéis laterais foram evoluídos também em homenagem a máquina de 1977. Até o assento e o seu padrão de costuras revelam uma particular atenção aos detalhes replicados da Kawasaki de há quatro décadas.

A adição de jantes fundidas em cor dourada é a finalização perfeita para o charme que esta novidade pretende recuperar em 2022, ano em que a Kawasaki apelida de “Retrovolução”.

Além da finalização de cor designada por Candy Emerald Green, a Z650RS conta ainda com outras duas propostas de pintura: em Metallic Spark Black ou em  Metallic Moondust Gray/Ebony.