Nova KTM 1290 Super Duke GT apanhada em testes!

A marca austríaca vai renovar a sua turística desportiva. Aqui ficam as fotos da unidade de teste da nova KTM 1290 Super Duke GT.

1290 super duke gt

Se há coisa que não devemos dizer da KTM, é que a marca austríaca é pouco audaz nas suas propostas. Normalmente as motos concebidas pela casa de Mattighofen têm um design e performance bastante distintos da concorrência. E esse parece novamente ser o caso da nova KTM 1290 Super Duke GT.

Uma unidade de testes foi apanhada precisamente durante uma sessão de testes em estradas públicas, em Espanha, e não conseguiu escapar ao olhar atento dos motociclistas que rapidamente fizeram questão de tirar algumas fotos enquanto abastecia num posto de combustível.

E pelas primeiras imagens disponíveis é possível perceber que a linguagem de design da KTM continua bastante irreverente.

A nova 1290 Super Duke GT que vemos nas imagens é uma unidade de teste, equipada com um conjunto de carenagens que, para além de manterem a aposta em linhas bem vincadas e arestas vivas e pontiagudas, parecem ser fabricadas recorrendo a impressão 3D. Esta opção faz todo o sentido quando falamos numa moto de testes, que está ainda a passar pelos habituais estágios de desenvolvimento.

A impressão 3D permite reduzir o tempo de fabrico de peças, pelo que a marca conseguirá rapidamente alterar o design das carenagens.

1290 super duke gtEm grande destaque encontramos o frontal que inclui uma secção superior onde parece que a KTM pretende procurar dotar a 1290 Super Duke GT de maior proteção aerodinâmica. Um para-brisas de dimensões generosas está acoplado a uma “base” mais larga, o que certamente vai criar uma “bolha” de proteção aerodinâmica maior para o condutor desta naked adaptada a viagens e capaz de atingir velocidades bastante elevadas.

Um pouco mais abaixo encontramos a já conhecida ótica dianteira, com o seu formato bastante peculiar, mas que, no caso desta 1290 Super Duke GT de testes não conta com o vidro que protege os projetores interiores. Estes ficam em posição sobreposta, sendo que a ótica inclui ainda os já obrigatórios LED em posição lateral que permitem dotar esta moto de uma assinatura luminosa específica, mas imediatamente conotada com os modelos KTM.

Este frontal que podemos ver na moto de testes aparenta ser ainda um trabalho em progresso, bastante futurista, mesmo para uma marca como a KTM que aposta na irreverência das suas motos. No entanto, alguns meios de comunicação especializados garantem que este será mesmo o design do frontal da nova KTM 1290 Super Duke GT.

Sendo uma versão GT da naked Super Duke R, esta novidade KTM partilha grande parte dos componentes da ciclística, com devidas alterações para cumprir com o objetivo de percorrer o máximo número de quilómetros em conforto e de forma rápida.

Nesse sentido destacamos o quadro tubular tipo treliça, as suspensões WP, obviamente totalmente ajustáveis em ambos os eixos, travagem a cargo dos especialistas da Brembo, sendo que o motor V-twin de 1301 cc será “domado” por um completo pacote eletrónico que incluirá as cada vez mais obrigatórias ajudas eletrónicas à condução, incluindo modos de condução e sistemas como controlo de tração ou modos de potência.

O motor por sua vez mantém a configuração de 75 graus de abertura entre cilindros, disponibilizando uns muito saudáveis 180 cv e 140 Nm de binário. Números ligeiramente superiores aos anunciados para a atual geração, e que nos parecem ser suficientes para que o condutor desta nova 1290 Super Duke GT consiga sentir muita adrenalina por largos quilómetros.

Quando é que poderemos ver esta novidade nos concessionários?

Esta é uma questão que é difícil de tentar prever. Tudo porque no caso da KTM a temporada de apresentações de novidades é mais prolongada ou espalhada ao longo do ano, não seguindo a lógica de apresentar novidades apenas nos grandes salões de motos como o Salão de Milão EICMA que decorreu há bem pouco tempo.

Enquanto outros fabricantes têm a tendência de disponibilizar as novidades imediatamente a seguir ao fim da EICMA, ou no primeiro trimestre do ano, a KTM optará por aguardar até meados de 2023 para revelar as formas e especificações definitivas da 1290 Super Duke GT, sendo que esta proposta poderia depois integrar a gama austríaca em 2024.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto a evolução das novidades KTM. A não perder!