Nova VOGE 650DS/DSX em Portugal

A nova trail de média-cilindrada da asiática VOGE promete agitar águas no segmento. Chega ao mercado nacional já no próximo mês de Julho.

A nova 650DS da marca chinesa chega com intenções de chamar a si uma boa fatia de mercado no segmento das trail de média cilindrada. E para tal, contae não apenas com a sua atrativa estética de Trail Aventura, elevado nível de equipamento ou componentes de primeira qualidade, mas também por oferecer um motor mítico na faixa de cilindrada dos 650 cc: o mesmo que a BMW empregou para a sua lendária trail G650 GS. O novo modelo chegará aos pontos de venda Voge no próximo mês de julho com um preço promocional de lançamento.

A Loncin, a casa-mãe a que a Voge pertence como marca premium do grupo, deu-se a conhecer a nível mundial por receber a confiança da alemã BMW para produzir a mecânica monocilíndrica de 650 cc que equipou a sua lendária trail G650 GS (inicialmente conhecida como F650 GS). Originalmente, este grupo propulsor foi desenvolvido e produzido pela firma austríaca Rotax, mas desde 2007 que se mudou o seu fabrico para a fábrica de Chongqing.

Este motor não só alcançou a fama pela sua robustez e fiabilidade mecânica, mas também por ter ganho por duas vezes rali Paris-Dakar, nas edições de 1999 e 2000 pelo piloto francês Richard Sainct, demonstrando as suas excelentes qualidades em todo-o-terreno no protótipo da BMW. Este motor foi empregue também pela Aprilia na sua Pegaso 650 e pela BMW em múltiplas variantes da F/G650. Trata-se de um compacto monocilíndrico de 652 cc com refrigeração líquida a cabeça com duas árvores de cames (DOHC) que atuam sobre as suas 4 válvulas. Para a nova utilização que lhe é dada na Voge 650DS, a Loncin limitou a sua potência a 47,5 CV às 6.750 rpm, exatamente no limite dos 35 kW permitidos aos utilizadores com carta A2, oferecendo um generoso binário máximo de 60 NM às 5500 rpm, tudo isto cumprindo com a homologação antipoluição Euro 5.

A nova Voge 650DS que emprega este motor recorre a um quadro multitubular em forma de diamante com sub-quadro posterior desmontável para facilitar a sua acessibilidade mecânica, situando o assento do condutor na sua zona central numa posição muito baixa (850 mm de altura) para permitir chegar com facilidade ao solo, fundamental na altura em que é necessário apoio para zonas ‘off-road’ de grande dificuldade, como trialeiras ou troços de pedras soltas. Este quadro é complementado com proteções laterais e uma placa protetora que cobre a parte inferior do tubo de escape e os cárteres do motor contra os típicos impactos da condução ‘off-road’.

Esteticamente conseguiram-se formas muito funcionais e atrativas, ao estilo ‘Adventure’, com um depósito anatómico com capacidade para 18 litros de que se prolonga para a frente, formando um frontal ‘bico de pato’ sobre o qual se apoia o farol de dupla ótico Full LED e um para-brisas regulável em altura através de uma maçaneta.

Por detrás do assento do condutor eleva-se a maior altura o do passageiro, terminando num porta-bagagens de superfície plana que integra as pegas laterais. O escape eleva-se sobre o lado esquerdo, terminando num silenciador de aço inoxidável.

A parte ciclística da 650DS fica completa com suspensões assinadas pela marca japonesa Kayaba, confiadas no trem dianteiro a uma forquilha invertida com bainhas de 41 mm de secção e 180 mm de curso, enquanto, no trem posterior, temos um amortecedor óleo-pneumático com bielas (progressividade variável).

Para reforçar o seu comportamento na terra, sem sacrificar um uso combinado em estrada, são empregues jantes de 19 e 17 polegadas, calçadas com pneus Pirelli Scorpion Rally STR, uma excelente escolha para essa utilização mista. As jantes são em liga leve com 10 braços na Voge 650DS e de raios na versão DSX.

Continuando com este elenco de componentes de alta qualidade, a Voge 500 DS confia o sistema de travagem à prestigiada marca japonesa Nissin. Na roda dianteira são empregues dois discos flutuantes de 298 mm com pinças de duplo pistão, enquanto na traseira se utiliza um disco de 240 mm com a correspondente pinça de pistão simples. Estes travões completam-se com um modulador ABS de dois canais independentes que, pensando no seu uso off-road, conta com um interruptor para o desligar, junto ao grupo de comutadores direito.

Também não podemos deixar de mencionar o painel de instrumentos, baseado num ecrã TFT a cores de grande tamanho com sensor crepuscular, que inverte automaticamente o fundo branco ou negro consoante a iluminação exterior. A informação que inclui é a mais completa da sua categoria, destacando-se a indicação de consumos, voltímetro, pressão dos pneus com alarme de esvaziamento, níveis gráficos da temperatura do líquido de refrigeração e do nível combustível, conta-rotações gráfico, relógio e ligação Bluetooth com o telemóvel, mostrando no ecrã as chamadas de entrada.

A Onetrón Motos, sociedade pertencente ao grupo Onex e responsável da Voge para Portugal e Espanha, pensa também na utilização aventureira da 650DS e DSX para viagens de longo curso, disponibilizando um conjunto de malas originais em alumínio de alta qualidade com os correspondentes suportes. A mala lateral esquerda protege a saída de escape e conta com uma capacidade de 29 litros, enquanto a direita aumenta até aos 37 litros e a top case conta com outros 33 litros. O conjunto de três malas em alumínio com os suportes correspondentes tem um preço de tabela de 1200 €, mas são disponibilizadas em promoção de lançamento por apenas 700 €.

A nova 650DS estará disponível nos pontos de venda a partir do próximo mês nas cores preto, vermelho e azul a um preço de lançamento de 7.045 € para a versão DS (preço de tabela 7.245€), enquanto a variante DSX com jantes de raios será  comercializada por 7.345 € (7.695 € de tabela).

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