Nova Yamaha NEO’s eletrificada chega em maio

A nova Yamaha NEO's eletrificada chega em maio, sendo esta a primeira e-scooter "equivalente" a 50 cc da marca a chegar ao mercado europeu.

A nova geração NEO’s, a primeira scooter eletrificada “equivalente a 50 cc” da Yamaha, foi oficialmente lançada na Europa e deverá chegar aos concessionários da marca no próximo mês de maio.

Esta é a primeira proposta resultante do programa Yamaha Switch On, conforme já aqui lhe demos noticia, e que prevê planos para o futuro mais amigos do ambiente e eletrizantes. Esses planos incluem duas scooters elétricas e a primeira reaviva o nome NEO’s, a scooter da Yamaha que conhecemos há alguns anos, mas com motor a combustão interna.

A nova eléctrica NEO’s usa o amplo conhecimento adquirido pela empresa nas últimas três décadas e está equipada com a Yamaha Integrated Power Unit (YIPU) de última geração.

Para 2022, a NEO’s de nova geração será a primeira scooter elétrica produzida em massa “equivalente a 50 cc” da Yamaha a ser lançada no mercado europeu. Este novo e económico modelo de emissões nulas está pronto para desempenhar o seu papel na transformação da mobilidade urbana nas cidades e vilas europeias.

O design compacto desta Nova Yamaha NEO eletrificada apresenta formas suaves e arredondadas. Rodeados por anéis brancos que conferem uma aparência renovada, discreta e contemporânea, os novos faróis “Twin-eye” em LED estão inspirados na dianteira da NEO’s original.

A NEO’s está disponível em duas cores simples, mas fortes: Milky White e Midnight Black. Em ambos os casos, é utilizada uma cor Aqua especial que pretende tornar-se a assinatura da marca Yamaha EV, utilizada como destaque na tampa da bateria e como cor dos logótipos 3D da NEO’s.

YIPU (unidade de energia integrada da Yamaha)

A nova NEO’s é alimentada pela mais recente geração da YIPU (Unidade de Potência Integrada da Yamaha) desenvolvida com os amplos conhecimentos adquiridos pela empresa durante o desenvolvimento das scooters elétricas pioneiras, incluindo a Passol e EC-03, ao longo das três últimas décadas.

No centro do cubo de roda compacto de transmissão direta está um motor elétrico trifásico, sem escovas e arrefecido a ar, desenvolvido recentemente, que oferece elevados níveis de binário para proporcionar um funcionamento suave, uma forte aceleração e um funcionamento extremamente silencioso.

Uma característica chave desta YIPU de segunda geração é o seu design sem engrenagens altamente eficiente que reduz significativamente as perdas de potência de transmissão normalmente associadas às engrenagens e às correias de transmissão.

Outra vantagem significativa do design de transmissão direta da Yamaha é o facto de eliminar o ruído mecânico e conseguir um funcionamento extremamente silencioso para proporcionar uma condução relaxada e agradável. E com menos peças móveis, os custos de funcionamento são reduzidos ao mínimo.

O inovador design da YIPU serve como cubo da roda traseira e incorpora o sistema de travagem traseira, com a unidade a ser montada diretamente na jante da roda traseira. O braço oscilante de um só lado contém a Unidade de Controlo do Motor (MCU) que gere a entrega de potência. A jante da roda traseira pode ser removida facilmente para substituir o pneu ao remover os cinco parafusos.

 

Bateria de iões de lítio amovível

Com apenas 8 quilos e localizada debaixo do assento no centro do chassis, a bateria de iões de lítio de 50,4 V/19,2 Ah proporciona uma elevada saída de potência à roda traseira.

Esta bateria de alta densidade energética oferece uma autonomia de aproximadamente 37 quilómetros com uma carga completa quando testada em Classe 1 WMTC em modo STD e a uma temperatura da bateria de 25 °C.

Fornecida com uma bateria de série, a NEO’s está equipada com o conector e a caixa para uma segunda bateria opcional que pode ampliar a autonomia para aproximadamente 68 quilómetros. O carregamento pode ser feito com a bateria instalada na NEO’s ou removida para um carregamento prático dentro de casa.

A NEO’s é fornecida com um carregador de bateria portátil dedicado e concebido para se ligar a uma tomada elétrica doméstica. Um carregamento completo demora aproximadamente 8 horas.

Bateria inteligente

A nova NEO’s está equipada com uma Unidade de Controlo do Veículo (VCU) e com uma Unidade de Controlo do Motor (MCU) concebidas para conseguir a melhor performance da bateria de iões de lítio de 50,4 V/19,2 Ah e do motor elétrico de transmissão direta.

A VCU/MCU controlam quando e como cada bateria é utilizada. Se a bateria estiver fraca, a saída de potência será limitada automaticamente, o que é indicado pelo ícone de tartaruga no painel de instrumentos.

Quando for instalada uma segunda bateria opcional, o sistema mudará para a segunda bateria, seja quando a moto estiver parada durante a típica condução urbana de para-arranca ou automaticamente durante uma condução mais longa sem paragens.

Aceleração rápida e controlável

A combinação de um motor elétrico montado no cubo de transmissão direta altamente eficiente e da bateria de iões de lítio de 50,4 V/19,2 Ah de alta densidade energética da Yamaha proporciona um binário significativo em todas as aberturas de acelerador para oferecer uma performance instantânea, a par de um fantástico arranque e aceleração contínua.

Com uma transmissão sem embraiagem e sem engrenagens que proporcionam uma performance suave, a NEO’s é uma scooter fácil de conduzir e extremamente eficiente, ideal para o ambiente de condução urbana de para-arranca.

Modos de condução selecionáveis

Os condutores da NEO’s podem escolher entre dois modos de condução diferentes consoante as condições e as preferências individuais. Além disso, é muito fácil mudar de modo em andamento através do interruptor no guiador direito. O modo STD oferece a máxima potência de saída de 2,06 kW a 40 km/h e foi concebido para uma utilização geral numa estrada típica.

O modo ECO tem como objetivo reduzir o consumo da bateria e é o mais adequado para as viagens mais longas, em que se pretende atingir a máxima autonomia.

No modo ECO, a potência máxima é reduzida a 1,58 kW a 30 km/h e a velocidade máxima é limitada a 35 km/h, com a potência de saída a ser reduzida em toda a gama de velocidades para prolongar a duração da bateria para uma autonomia aproximada de 38.5 km com uma carga completa.

Mobilidade suave, fácil e silenciosa

Não é só a ausência de um motor de combustão com ruído de admissão e escape que faz com que a NEO’s seja tão silenciosa. A utilização do inovador motor elétrico sem escovas montado no cubo de transmissão direta da Yamaha elimina o ruído mecânico associado a engrenagens, correias de transmissão e correntes, o que o torna excecionalmente silencioso.

Os resultados dos testes da Yamaha mostram que a NEO’s elétrica obteve uma medição de 55 dB à distância de 7 metros, em comparação com os 71 dB da sua equivalente a combustão, o que faz dela um dos veículos mais silenciosos na estrada.

Conectividade MyRide Yamaha

Os condutores da NEO’s poderão manter-se ligados quando conduzem a nova geração da NEO’s ao descarregarem a aplicação MyRide app da Yamaha para para o respetivo smartphone e a emparelharem com a Unidade de Controlo de Comunicações (CCU) na scooter através de um simples código QR ou do número VIN. O painel de instrumentos LCD ligado conta com ícones que apresentam notificações em tempo real das mensagens e chamadas recebidas do smartphone do utilizador, o que assegura que cada utilizador da NEO’s se mantém em contacto com os seus amigos, família e colegas.

Os condutores da NEO’s também podem partilhar as suas experiências de condução com outros utilizadores da Yamaha MyRide, bem como exportar as informações de viagens e associar-se a outros MyRiders para verem fotografias, comparar rotas e conhecer novos lugares para visitar.

Além de conectividade, a MyRide também oferece ao condutor da NEO’s acesso a informações técnica e sobre o funcionamento, tais como a velocidade, a aceleração, o estado da bateria do veículo, o seguimento da rota e muito mais.

A aplicação MyRide apresentará o estado do carregamento, e o utilizador conseguirá ver o nível de carga da bateria principal e da bateria secundária opcional.

Conta com um localizador de estacionamento, que facilita a localização da scooter, e um alerta de avaria, que permite que o utilizador fique a par de quaisquer problemas técnicos que poderão necessitar de atenção.

Painel de instrumentos LCD compacto e sistema com Smart Key (keyless)

Além do velocímetro, do conta-quilómetros, e das funções de conta-quilómetros parcial e relógio, o novo painel de instrumentos LCD compacto apresenta os níveis de carga da bateria principal e da bateria secundária, bem como os indicadores de modo de condução STD ou ECO, bem como os ícones de ligação às aplicações de smartphone, chamadas perdidas e notificações por e-mail.

O estado do carregamento da bateria pode ser visto na própria bateria ou no medidor durante o carregamento. Também está presente um indicador de carregador ligado.

Conta ainda com outras funcionalidades, como um ícone de tartaruga para quando a saída de potência está limitada, uma luz de verificação de chave inteligente e um indicador “RUN” para quando a scooter está pronta para circular.

A NEO’s é sinónimo de comodidade e facilidade de utilização. O sistema sem chave Smart Key permite ao condutor utilizar a scooter ao transportar simplesmente a Smart no bolso.

Confortável, agradável e fácil de utilizar

A NEO’s proporciona uma posição de condução natural e vertical, com uma altura de assento de 795 mm e uma espaçosa plataforma para os pés.

Ao localizar a bateria sob o assento, em vez de por baixo das plataformas para os pés, a equipa de design da Yamaha assegurou que a nova NEO’s conta com muito espaço para os pés.

O generoso amortecimento do assento, a par do design cuidadoso do triângulo da plataforma/guiador/assento para os pés, cria uma disposição ergonomicamente eficiente que assegura o conforto ideal durante a condução, bem como uma boa acessibilidade das pernas ao chão para proporcionar arranques e paragens com confiança.

Novo design de chassis

Os designers da Yamaha desenvolveram um chassis totalmente novo para a NEO’s elétrica que é composto por um quadro ultrarresistente que foi concebido para prever a montagem de vários acessórios, incluindo bagagem, avental, suporte para smartphone e muito mais.

A nova suspensão KYB conta com tubos interiores niquelados resistentes para uma maior resistência à corrosão. A especificação duradoura faz da Yamaha NEO´s eletrificada o pacote ideal para os utilizadores urbanos que procuram uma forma de transporte simples, fiável e simples.

Jantes monobloco e pneus especiais de baixa resistência

Com um design apelativo de 10 raios e um acabamento em preto sólido brilhante, a jantes dianteira leve de 13 polegadas está equipada com um pneu de 110 de largura para proporcionar uma direção leve e estabilidade em curva.

A traseira da NEO’s está equipada com uma jante de moldagem a baixa pressão com novo design que está aparafusada diretamente ao motor elétrico de transmissão direta.

Toda a unidade traseira é suportada por um braço oscilante de um só lado. Para proporcionar uma boa tração e estabilidade em curva, a scooter foi equipada com um pneu de 130 de largura.

Os pneus dianteiro e traseiro foram desenvolvidos especificamente para a nova NEO’s e contam com um composto e design de baixa resistência ao rolamento que ajuda a reduzir o consumo de energia da bateria para otimizar a performance e a autonomia.

Espaço de arrumação debaixo do banco

Com uma bateria instalada, o compartimento de arrumação por baixo do assento da NEO’s tem capacidade para um capacete aberto. Mesmo com uma segunda bateria opcional instalada para aumentar a autonomia, poderá contar com espaço para um impermeável ou outros pequenos objetos.

Disponibilidade e preço

A NEO’s estará disponível em determinados mercados europeus a partir de maio de 2022. O preço varia consoante o país, contacte o seu distribuidor nacional Yamaha para obter mais informações.

Saiba mais em www.yamaha-motor.eu/pt

Outros artigos:

Vídeo Yamaha MT-10 – Primeiras impressões de condução

Vídeo Yamaha TMax 560 – Primeiras impressões de condução