Novas fotos da BMW R 1300 GS!

A nova maxitrail está quase a ser revelada oficialmente. Mas antes deixou-se “apanhar” em testes. Aqui ficam os detalhes da BMW R 1300 GS.

r 1300 gs

Que a BMW Motorrad está a trabalhar numa nova geração da sua popular maxitrail já não é surpresa para ninguém. A marca de Munique, a celebrar os 100 anos de história, tem vindo a desenvolver com muita antecedência a chegada às estradas e trilhos off-road de uma moto mais evoluída e mais potente, que ficará conhecida como R 1300 GS, uma moto que a Revista MotoJornal já desvendou no link abaixo.

Leia também – BMW Motorrad prepara três novas GS

Quando a BMW Motorrad decidiu há cerca de um mês lançar uma nova opção R 1250 GS Ultimate Edition, poucas dúvidas restaram de que a atual geração da maxitrail alemã está a pouco tempo de se despedir dos concessionários, sendo então substituída pela R 1300 GS.

Precisamente esta novidade encontra-se em fase final de desenvolvimento, e graças à revista alemã Motorrad – clique aqui para ver todas as imagens pois são exclusivas da publicação alemã – temos agora novas fotos espia e informações das unidades que a BMW Motorrad está a utilizar nas diversas fases de teste para afinar os derradeiros detalhes antes da revelação oficial que acontecerá dentro de poucas semanas.

Pese embora a moto utilizada nos testes esteja camuflada em determinadas zonas, nomeadamente na secção dianteira, com uma generosa proteção a cobrir por completo a ótica LED, é possível perceber alguns detalhes da nova R 1300 GS.

r 1300 gs
Na foto vemos aquela que será a derradeira versão da atual GS: a R 1250 GS Ultimate Edition, de produção limitada e com equipamento específico

A nova geração da maxitrail alemã irá incluir um sistema de dois radares, componentes cada vez mais imprescindíveis neste tipo de propostas. Neste caso estamos a falar de radares que vão estar instalados na dianteira e traseira da moto, e que permitem ao condutor desfrutar de sistemas eletrónicos como cruise control adaptativo, deteção de impactos dianteiros e traseiros, e ainda um útil sistema de aviso de objetos no ângulo morto com indicação visual nos espelhos retrovisores.

Atrás do para-brisas ajustável eletronicamente em altura encontramos um grande painel de instrumentos TFT, a cores, que permitirá ao condutor da R 1300 GS ajustar e controlar todas as informações que a BMW Motorrad disponibilizará sobre o estado da maxitrail, como seja o modo de condução ativo, GPS, conectividade com o telemóvel ou os níveis de intervenção das ajudas eletrónicas à condução.

Outro ponto a destacar nas novas fotos espia da BMW R 1300 GS será o novo motor. Mantendo uma arquitetura de dois cilindros opostos em posição horizontal, o boxer desta nova GS apresentará dimensões internas redefinidas. Os rumores apontam para que graças ao aumento do diâmetro dos pistões para 104 mm seja possível que a cilindrada da moto passe para os 1291 cc.

Claro que o sistema ShiftCam vai continuar a ser uma característica fulcral na forma como o condutor da BMW R 1300 GS explora o potencial desta maxitrail e do seu novo motor, especialmente quando se fala numa subida de potência máxima para 145 a 150 cv. Será também importante ter em conta que o sistema de refrigeração passará a ser totalmente líquido, abandonado o atual sistema misto de ar / líquido.

Os rumores continuam também quando se tenta perceber quais serão as versões da nova R 1300 GS que estarão disponíveis. Alguns documentos de homologação europeia apontam para que a marca alemã esteja a pensar em comercializar nada menos do que três versões: a base R 1300 GS, a R 1400 GS que ficará no lugar da atual Adventure, e ainda uma variante preparada pelo departamento de alta performance da BMW, a M 1300 GS, esta variante com componentes específicos para vincar o lado desportivo da maxitrail que remonta a 1980 e teve na R 80 G/S a sua primeira geração e resultados fantásticos no Rali Paris-Dakar.

Agora estamos a pouco tempo de ficar a conhecer oficialmente a nova R 1300 GS. Fique atento a www.motojornal.pt para ser o primeiro a saber todos os detalhes desta grande novidade que promete voltar a agitar o segmento maxitrail. A não perder!