O Lado Negro do Japão
As Novas Yamaha MT-125 e MT-03 2020, são as mais recentes actualizações à família MT. Quando a Yamaha lançou a MT-09 em 2013, criou um mundo completamente novo. A febre “MT” conquistou grande parte da Europa e despertou a imaginação de milhares de motociclistas que procuravam um tipo de moto diferente e uma nova forma de se expressarem.
Com prestações emocionantes, ágeis e com design agressivo, os modelos MT representam o espírito do “Lado Negro do Japão” e permitem que todos sintam aquela adrenalina garantida por um verdadeiro “Master of Torque”.
Hyper Naked e a gama MT
Desde o seu lançamento, a gama MT superou todos os objetivos, tornando-se numa das gamas mais bem-sucedidas de sempre da Yamaha, com quase 250 mil unidades vendidas só na Europa.
A gama Hyper Naked actual da Yamaha inclui modelos entre 125 cc e 1000 cc, disponibilizando assim uma vasta gama que melhor se adapta a cada utilizador ou mesmo para aqueles que pretendem evoluir sem saírem da gama MT.
Nova MT-125: A escuridão é o próximo nível
Equipada com um novo motor de alta tecnologia, que oferece uma performance ainda mais emocionante e com um novo design radical, a MT-125 é a derradeira introdução à classe de 125 cc.
A MT-125 proporciona aos jovens motociclistas uma forma emocionante de entrar no mundo das duas rodas. O quadro desportivo e a prestações globais tornam-na na moto ideal para os que procuram leveza e elegância para uma utilização diária.
A nova MT-125 está equipada com um motor novo que beneficia de algumas das mais avançadas tecnologias da classe de 125 cc. Uma das principais caraterísticas é o sistema de actuação variável das válvulas (VVA) derivado da YZF-R125, que garante elevados níveis de performance e, simultaneamente, fornece mais binário a velocidades mais baixas.
Além do VVA, o novo motor também incorpora uma transmissão modificada para uma aceleração mais forte e, com a gama de componentes internos de alta tecnologia, o novo motor é mais suave e económico. A nova embraiagem assistida e deslizante (A&S) da MT-125 é uma melhoria significativa para 2020.
Novo design moderno e agressivo da carenagem
A gama MT caracteriza-se pelo seu estilo dinâmico e naked. O design da MT está em constante evolução e a carenagem completamente nova para 2020 confere à MT-125 um visual muito mais leve e agressivo que transmite na perfeição o seu carácter ágil e emocionante.
Os modelos Hyper Naked da Yamaha são reconhecidos pelo design com concentração do peso à frente, no qual os principais componentes estão localizados o mais próximo possível do motor para proporcionar uma postura mais agressiva. A nova MT-125 inclui um depósito de combustível de 10 litros e uma secção traseira mais curta que, juntamente com o novo conjunto de faróis, contribuem para a silhueta ultra-compacta da moto.
Apresentando um novo visual com duas luzes de presença tipo olhos, a nova MT-125 projecta um olhar predador e intimidante. Por baixo das duas luzes de presença, encontra-se um farol LED compacto com um feixe potente, conferindo à MT-125 um aspecto arrojado.
Os modelos MT da Yamaha conquistaram uma reputação a nível de agilidade e posição de condução ergonómica, o que os torna na escolha predilecta dos motociclistas que procuram um design dinâmico, performance emocionante e versatilidade para o dia-a-dia. A MT-125 de 2020 eleva o conforto e o controlo com nova carenagem e a posição de condução melhorada.
O depósito de combustível mais pequeno e o novo assento de peça única, permitem ao utilizador mover livremente o peso corporal pela moto ao travar ou em curvas, proporcionando uma maior sensação de controlo.
A nova MT-125 está equipada com painel de instrumentos LCD que inclui um velocímetro digital ao centro, conta-rotações de barras, dois conta-quilómetros parciais, indicador de autonomia em reserva de combustível e relógio, bem como o consumo de combustível médio e actual, a velocidade média e um ecrã de boas-vindas.
Pneu traseiro 140 e suspensão
Vista de frente, a nova MT-125 é uma moto verdadeiramente impressionante graças aos seus novos e agressivos faróis “twin-eye”. Em 2020, esta leve Hyper Naked será fornecida com um pneu traseiro mais largo, de secção 140, que não só proporciona elevados níveis de tracção em curvas, aceleração e travagem, como também reforça a imagem da verdadeira família MT.
As suspensões dianteiras invertidas de 41 mm proporcionam 130 mm de curso, com resposta rápida para uma manobrabilidade precisa e uma aderência confiante, enquanto a suspensão traseira com mono-amortecedor foi concebida para proporcionar elevados níveis de conforto de condução.
Com uma nova geometria de direcção e uma distância entre eixos de 1325 mm, menos 30 mm em relação ao modelo anterior, o novo quadro Deltabox e o braço oscilante em alumínio melhoram a centralização das massas para uma condução mais desportiva e ágil.
Fabricado em alumínio e com nervuras de reforço especiais nas faces interiores que ajustam a rigidez, o braço oscilante leve foi concebido para suportar o pneu traseiro mais largo de secção 140.
A MT-125 continua a impressionar com a sua pinça de montagem radial e o travão de disco de 292 mm de diâmetro. Normalmente associado a modelos de maior capacidade, o design radial reduz a flexão da pinça para proporcionar um controlo preciso na ponta dos dedos a velocidades mais baixas, bem com uma potência de paragem excepcional a velocidades mais elevadas.
Nova MT-03: um relâmpago negro
Visual novo e radical, motor de 2 cilindros e suspensão de alto rendimento, fazem da nova MT-03 o modelo de progressão ideal para motociclistas que desejam juntar-se à família MT, além de ser uma moto muito atractiva para homens e mulheres que procuram a sua primeira máquina de tamanho normal.
A MT-09 trouxe um visual radical e dinâmico às ruas de toda a Europa. Concebida com o mesmo ADN atlético, que fez com que o motor de 3 cilindros e 847 cc se tornasse num dos modelos mais vendidos de sempre da Yamaha, o design agressivo de última geração da nova MT-03 reforça o visual icónico da MT.
Com design único, incluindo um visual bastante compacto junto à zona do motor, os modelos MT da Yamaha projectam um carácter imponente, estilo predador, que os destacam de outros modelos. Neste novo modelo, destaca-se a concentração de peso à frente, com novo depósito de combustível, com capacidade para 14 litros, nova tampa saliente e entradas de ar mais leves.
A MT-03 de 2020 apresenta uma frente mais agressiva, com duas luzes de presença tipo olhos que lhe conferem um visual estilo predador. Enquanto as duas novas luzes de presença são o principal foco de atenção e proporcionam à nova MT-03 um olhar dramático e ameaçador, o pequeno mas potente farol LED encontra-se posicionado centralmente e de forma discreta por baixo do conjunto da carenagem dianteira. Os piscas também são novos, em LED.
Sofisticado motor de 2 cilindros e 321 cc
No centro desta Hyper Naked de última geração está um dos motores mais sofisticados da sua classe, com uma configuração equilibrada de 2 cilindros que proporciona uma sensação significativamente mais suave a rotações mais baixas, em comparação com alguns modelos monocilíndricos.
Novas forquilhas dianteiras invertidas de 37 mm
Uma das actualizações técnicas mais significativas para 2020 é a instalação de novas forquilhas invertidas de especificações elevadas que disponibilizam uma melhor performance de manobrabilidade durante travagens, acelerações e curvas, para tornar a nova MT-03 numa das motos com performance mais potente e entusiasmante da classe A2. Com bainhas exteriores douradas e tubos interiores de 37 mm, as novas forquilhas, juntamente com a nova carenagem dianteira, proporcionam a esta moto uma presença notada.
A Yamaha apresentou pela primeira vez o conceito do braço oscilante prolongado na YZF-R1 Supersport e, agora, a nova MT-03 tira proveito da mesma tecnologia. Com uma rotação mais próxima do ponto intermédio da máquina, o braço oscilante assimétrico com 573 mm de comprimento reduz a variação do ângulo da moto em relação à superfície da estrada, para proporcionar um elevado nível de controlo durante as travagens, curvas e acelerações. Além disso, as afinações melhoradas de pré-carga e amortecimento do amortecedor e a mola traseira mais rígida aperfeiçoam ainda mais a performance geral de manobrabilidade da moto.
Quadro leve e compacto em forma de diamante
O quadro leve em aço tubular tipo diamante da MT-03 foi concebido para proporcionar um equilíbrio ideal em termos de rigidez, o que contribui para a condução ágil e sensação de leveza da moto. Ao montar o motor como elemento principal, os designers da Yamaha conseguem reduzir o peso do quadro ao máximo e, com a instalação das novas forquilhas invertidas de 37 mm e da suspensão traseira melhorada, o modelo de 2020 foi concebido para oferecer a condução mais emocionante e desportiva.
A instalação de um novo depósito de combustível largo e de uma carenagem reformulada permitiu aos designers da Yamaha alcançar a posição de condução ideal que permite aos pilotos da MT-03 sentir os mais elevados níveis de conforto e controlo em diferentes situações. A secção central estreita permite ao piloto moldar o seu corpo mais próximo da moto e a baixa altura do assento, o guiador de instalação mais elevada e o quadro compacto garantem uma posição de condução natural e ergonómica que gera uma sensação especial de união entre o condutor e a máquina.
Novo painel de instrumentos LCD com alta tecnologia
A MT-03 da nova geração beneficia de um novo painel de instrumentos com alta tecnologia. O painel de instrumentos inclui um visor LCD negativo com todos os dados apresentados a branco sobre um fundo preto, mais completo e prático de utilizar.
Ambos os modelos estarão disponíveis nos concessionários Yamaha já a partir deste mês de Dezembro, nas cores Ice Fluo, Icon Blue e Midnight Black.
PREÇOS:
MT-125: 5 125€
MT-03: 5 630€