Foi com uma generosa dose de calor, boas corridas e muita animação, que chegou ao fim a temporada 2025 do Campeonato Nacional de Motocross, competição disputada sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).
Esta que foi uma prova organizada pelo Clube Motorizado de Tarouca confirmou o favoritismo dos pilotos que comandavam as respetivas classes do CN Motocross à chegada ao Complexo Motorizado Agostinho Cardoso ‘Makito’.
Os pilotos Luís Outeiro (MX1), Sandro Lobo (MX2), Gonçalo Cardoso (MX125 Júnior), Ricardo Aires (Veteranos) e Duarte Pinto (MX85) são então os Campeões Nacionais de Motocross 2025, sendo que tanto Luís Outeiro como Sando Lobo e Duarte Pinto revalidam as coroas conquistadas em 2024.
Por definir ficam ainda os títulos de MX50, MX65 e MX Feminino, categorias cuja época ainda não terminou.

Em termos competitivos e no que às grandes decisões diz respeito, o primeiro piloto a carimbar o título em 2025 foi Sandro Lobo (Yamaha) em MX2, renovando a sua coroa logo no sábado, debaixo do calor extremo que se sentiu nesse dia em que se realizaram os treinos e mangas de qualificação.
Chegando a Tarouca com 58 pontos de vantagem sobre Martim Espinho, bastou ao Campeão Nacional um 4º posto, atrás de Gilen Albisua (GasGas), Martim Espinho (KTM) e Valentino Vasquez (KTM) para revalidar o título, pois passava assim a contar com 56 pontos de vantagem – no domingo estariam 50 em jogo, para quem vencesse as duas mangas.
No entanto, seriam Gilen Albisua e Martim Espinho a alternar nas vitórias e nos segundos lugares nas duas corridas de domingo, enquanto Lobo, já com o cetro garantido, e Alexandre Marques (Husqvarna), dividiam entre si os 3º e 4º lugares nas duas mangas.
Integrados, como habitualmente, no pelotão de MX2, os pilotos de MX125 Júnior viram novamente Gonçalo Cardoso (Husqvarna) vencer a classe em ambas as ocasiões, com Vasco Salgado e Bernardo Pinto a alternarem nos 2º e 3º lugares. Cardoso conquista assim o título de MX125 Jr. e termina a época como 4º na tabela geral de MX2, atrás de Sandro Lobo, Martim Espinho e Tomás Santos (Triumph), este último o Campeão Júnior de 2024, a fazer uma boa época de estreia em MX2.
Em MX1, o Campeão em título Luís Outeiro (Yamaha) não deixou margem a surpresas na sua cavalgada para a renovação da placa #1, vencendo a manga de qualificação no sábado e as duas corridas de domingo com autoridade, sempre acompanhado no pódio, por esta ordem, pelos espanhóis Xurxo Prol (Husqvarna) e Lucas Bodega (KTM).

Entre os Veteranos, Ricardo Aires cumpriu o que vinha prometendo desde o início da temporada e conquistou o título com a nova Triumph TF450 após ter ganho as duas mangas à classe, com Victor Hernandez (Kawasaki) e Gonçalo Carvalho (Yamaha) a completarem o pódio.
Em Tarouca teve igualmente lugar a última prova do Campeonato Nacional de MX85 e, também aqui, o Campeão em título revalidou a coroa, neste caso Duarte Pinto (KTM). O #1 foi batido na manga inaugural pelo espanhol Iván Pérez, mas, na segunda corrida do dia, levou a melhor sobre o seu rival, conseguindo assim a vitória à geral, enquanto Guilherme Gomes (KTM) terminava ambas as mangas no lugar mais baixo do pódio.
O traçado nortenho foi ainda palco de corridas pontuáveis para os Campeonatos Nacionais de MX50 e MX65, competições que contam ainda com mais três provas no caso de MX50 e duas para as MX65, antes de se dar por terminadas as respetivas temporadas.
Em MX65, o jovem espanhol Thiago Rodríguez (GasGas) voltou a mostrar-se imbatível e venceu as duas mangas, acompanhado ao pódio da geral por Saúl López (Husqvarna) e Salvador Campino (Yamaha). Rodríguez mantém assim intocada a sua série invicta na presente temporada.

Finalmente, em MX50, também Rodrigo Garcia (KTM) exibiu idêntico domínio, contando igualmente por vitórias todas as oito mangas já disputadas esta época.
Na primeira manga o jovem açoriano foi secundado por Santiago Martins (Husqvarna) e Duarte Machado (KTM), enquanto, na segunda corrida, lutou de perto com Lucas Araújo (KTM), que havia tido problemas técnicas na manga anterior e terminou em 2º lugar a 1,8 segundos do vencedor, com Santiago Martins um distante 3º colocado.
Terminado o Campeonato Nacional de Motocross, chega agora a altura de preparar o caminho para o Campeonato Nacional de Supercross, que arranca a 21 de junho em Lustosa.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!