O Nosso Dakar 2023 – Inscrições abertas para a 10ª edição!

Aqueles que querem participar na aventura que é O Nosso Dakar 2023 já podem inscrever-se! Descubra os detalhes da 10ª edição deste evento.

o nosso dakar

A paixão pelas aventuras “off-road” proporcionadas por provas como o Rali Dakar continua bem forte entre os motociclistas portugueses. E prova disso é o sucesso que tem sido O Nosso Dakar, evento que em 2023 cumprirá a sua décima edição, entre os dias 6 a 8 de janeiro.

As inscrições para O Nosso Dakar 2023 já abriram – clique aqui para se inscrever – e a organização garante que esta décima edição da aventura será a melhor de todas!

Neste evento que nasceu e continua a ser apenas para motos do tipo Trail e Maxitrail, o espírito do verdadeiro Rali Dakar é replicado na perfeição. E em 2023 O Nosso Dakar ganha uma dimensão ainda maior, será também mais seguro, e ainda vai promover uma consciência ambiental.

Durante três dias os participantes vão poder descobrir algumas das mais fantásticas paisagens nacionais, divididas entre Alentejo e Algarve. Com um dia adicional em comparação com eventos de anos anteriores, o “check-in” vai ser feito antes do almoço, já no Alentejo, e com os motores a aquecerem para a primeira etapa que os levará ao Algarve. Serão 100 quilómetros.

No segundo dia, totalmente disputado por trilhos algarvios, os participantes terão a oportunidade de percorrer o percurso que foi desenhado para o Rali Dakar de 2006. Serão outros 250 quilómetros, naquela que será então a etapa mais extensa do O Nosso Dakar.

O terceiro e último dia do evento levará a comitiva novamente até ao Alentejo, com o palanque final a ficar posicionado bem perto do início do O Nosso Dakar. As motos e pilotos enfrentarão nesse dia mais 150 quilómetros de trilhos.

Neste O Nosso Dakar, a organização prevê garantir uma maior segurança de todos aqueles que participam no evento. Assim, e para além de todos os percursos inseridos no “roadbook” serem escolhidos a pensar em motos trail de maior porte, sem zonas de areia, os mesmos serão verificados e confirmados dois dias antes de cada passagem de forma a garantir que existem condições de serem percorridos. Por outro lado, a organização passará a estar organizada e em comunicação permanente graças à utilização de comunicações por satélite.

Refira-se que todos aqueles que assim o desejem, terão a oportunidade de enfrente O Nosso Dakar em modo de dificuldade “hard”! Para todos os outros, o percurso é considerado de dificuldade baixa ou moderada.

Do ponto de vista ambiental, e porque os motociclistas são conhecidos pelos esforços que fazem para ajudar a cuidar do meio ambiente, este ano, para alem de medir o ruído a todas as motos, percebendo desta forma o impacto do evento no meio ambiente, a organização irá também realizar algumas sessões de sensibilização relativamente a este tema, numa parceria com o ICNF.

Neste evento verdadeiramente internacional, e que noutras edições passadas contou com a presença de antigos pilotos do Rali Dakar, mas também de participantes de vários países, a organização do O Nosso Dakar pretende que o espírito de companheirismo seja uma nota dominante.

Por essa razão, para um maior convívio e ligação dos participantes, todos os vão ficar alojados no mesmo hotel (Vila Galé Ampalius, Vilamoura), onde se realiza também o jantar de sexta-feira e sábado, criando assim um espírito de “bivouac”, de pessoas que partilham a mesma paixão e entusiasmo pelas motos e pelo Rali Dakar.

Aqui fica o valor e o que está incluído na inscrição

O evento tem um valor base de inscrição de 306€ + 34€ (seguro + assistência médica – obrigatório) e inclui:
– Track de GPS em formato GPX – Compatível com GPS Garmin com capacidades off-road;
– Welcome pack;
– Seguro de participação;
– Refeições: Almoço e jantar de sexta, almoço e jantar de sábado, e almoço de domingo;
– 2 Noites de 06 a 08 de janeiro com pequeno-almoço em quarto duplo ou single conforme o seu formato de inscrição, no Hotel Vila Galé Ampalius Vilamoura;
– Acesso à App Longitude 009 com toda a informação e notificações – em atualização;
– Assistência médica especializada*;
– Assistência mecânica**.