O novo fim-de-semana das SBK

Campeonato do mundoa SBK tem novo formato em 2019

Antes de iniciar o seu 32º ano de existência o Mundial Superbike terá a partir do novo ano um formato distinto do que conhecemos nos últimos anos

A primeira novidade no programa das provas diz respeito à redução de quatro para três sessões de treinos livres para a classe rainha, as SBK, com o dia de sexta-feira a ter apenas duas sessões de livres para estas e também para as Supersport, sendo que as SS 300 terão duas sessões para cada um dos grupos em que será dividida.

A qualificação será realizada no Sábado em sessão única para todas as categorias, sendo que no caso das 300 existirá uma corrida ‘Last Chance’ ainda no Sábado para apurar os seis melhores para a corrida de Domingo. O resultado da qualificação nas SBK será válido para a formação das grelhas da primeira corrida e a nova ‘Sprint Race’ de Domingo.

O Domingo estará reservado para a realização de quatro corridas – a primeira corrida SBK será ao Sábado – com duas corridas para as 1000cc onde a ‘Sprint Race’ será a grande novidade, sendo que esta corrida terá apenas 10 voltas e onde a pontuação será distinta, com 12 pontos para o vencedor e um ponto para o nono no formato: 12/9/7/6/5/4/3/2/1. O sistema de pontuação das restantes duas corridas – mais longas – será o já conhecido 25/20/16/13/11/10/9/8/7/6/5/4/3/2/1.

A segunda corrida das SBK no Domingo seguirá o esquema visto nos últimos anos, o mesmo se passando com as Supersport e Supersport 300. A grelha de partida para os nove  primeiros será definida pela classificação dos nove primeiros da ‘Sprint Race’ que terá o nome oficial de Tissot Superpole Race, com os restantes lugares a serem os mesmo da qualificação. As Superbike terão assim três corridas com formatos distintos sendo a derradeira corrida do programa de Domingo aquela reservada ás 300.