Oliveira Cup com Domingo quente em Santo André

A terceira edição da Oliveira Cup despede-se do Alentejo com a prova de Santo André.

Após uma paragem mais longa a Oliveira Cup está de volta ás pista já no próximo Domingo, 18 de Agosto, para a realização daquela que será a sexta etapa do seu calendário 2019. A pista do SAKI em Vila Nova de Santo André é quase uma tradição no calendário do Troféu-Escola promovido por Miguel Oliveira e após a fantástica prova de Évora onde estiveram cerca de quatro dezenas de motos em pista aguarda-se com elevada expectativa a visita ao asfalto da costa vicentina.

Vencedor em Évora o local Pedro Matos aposta forte frente ao seu público e quer repetir o sucesso para continuar a recuperar pontos perdidos para Vasco Fonseca e repetir a subida ao degrau mais alto do pódio colocará o piloto da casa na frente da classificação geral entre as Ohvale, a categoria reservada aos pilotos mais jovens da Oliveira Cup. Vasco Fonseca não venceu em Évora – ao contrário das duas provas anteriores – mas leva para o SAKI dois pontos de vantagem sobre Pedro Matos, que procurará dilatar vingando igualmente o terceiro lugar eborense, pois foi também batido por Afonso Almeida que mesmo sem vencer tem sido sempre segundo classificado desde a segunda prova do calendário e pode quebrar o enguiço numa pista que conhece muito bem, tornando-se dessa forma no terceiro vencedor distinto do ano numa categoria onde todos revelam um ritmo muito elevado e em crescendo prova após prova.

Com três vencedores distintos até ao momento a categoria Mini-GP irá com toda a certeza proporcionar duas excelentes corridas num pelotão onde quatro pilotos são candidatos a vencer. Afonso Almeida arrasou com a concorrência em Évora e não só foi o mais rápido na qualificação como de seguida venceu em estreia ambas as mangas para subir ao degrau mais do pódio final, ganhando importantes pontos em termos de campeonato e confirmar a sua candidatura ao primeiro lugar final. Os 23 pontos de diferença para o comandante permitem ainda sonhar com o título final pois estão 50 pontos ainda por ‘jogar’ neste terceiro ano de Oliveira Cup. Pedro Fraga é o comandante da classe e leva 14 pontos de margem face a Dinis Borges, eles que juntamente com o Almeida fecham o trio de pilotos com vitórias neste terceiro ano da Mini-GP. Rafael Damásio é o terceiro na classificação a sete pontos de Dinis Borges mas agora ‘apertado’ também por Afonso Almeida, que tem apenas dois de diferença para o degrau mais baixo do pódio, deixando assim antever uma ronda épica por parte do ‘quarteto fantástico’.

Entre o sempre numero pelotão das Naked, e com Miguel Oliveira em pista, não faltaram interessantes duelos nas três classes. Diogo Pires é o primeiro entre os Junior, com cinco pontos de vantagem sobre Oliveira; Ricardo Tomé está na frente da Master e pode mesmo deixar Santo André já com o primeiro lugar final na categoria assegurado, o mesmo se passando com a Naked Pro onde Bruno Ramos pouco mais precisa que pontuar para também ele ser o melhor na classe. Depois do oitavo posto conseguido por Miguel Oliveira na 11ª prova do Mundial MotoGP realizada no passado Domingo na Áustria espera-se igualmente, e mais uma vez, uma forte adesão popular numa localidade que sempre acarinhou e apoiou o piloto da KTM no campeonato do mundo.

Horário

Domingo, 18 de agosto

Treinos Livres

09h30 – 09h45                  Ohvale

09h50 – 10h05                  MiniGP

10h10 – 10h25                  Naked

Treinos Cronometrados

10h30 – 10h45                  Ohvale

10h50 – 11h05                  MiniGP

11h10 – 11h25                  Naked

Treinos Cronometrados

11h30 – 11h45                  Ohvale

11h50 – 12h05                  MiniGP

12h10 – 12h25                  Naked

Corridas

14h00                   Ohvale                 10 minutos + 2 voltas

14h30                   MiniGP                15 minutos + 2 voltas

15h05                   Naked                  15 minutos + 2 voltas

15h40                   Ohvale                 10 minutos + 2 voltas

16h10                   MiniGP                15 minutos + 2 voltas

16h45                   Naked                  15 minutos + 2 voltas

17h10                   Cerimónia de Pódio