Oliveira Cup esteve no asfalto quente de Évora

Os pilotos do Oliveira Cup 2019 estiveram no passado domingo no Kartódromo de Évora para realizarem a sua quinta prova da temporada.

No passado fim-de-semana, com os termómetros a ultrapassarem a barreira dos 30°, a primeira ronda alentejana do ano foi para muitos uma prova de superação, em especial para os mais pequenos, que aos comandos das suas Ohvale foram os primeiros a cumprir as suas corridas no arranque de cada uma das duas mangas das três distintas classes em competição.

Como é hábito no traçado eborense assistiu-se a uma bonita moldura humana que todos os anos tem rendido homenagem aos pequenos pilotos e também a Miguel Oliveira, sempre muito procurado pelos seus fãs.

Após uma manhã de treinos livres e cronometrados, foi com a liderança de Pedro Matos – o autor da melhor volta na qualificação – que os pilotos das Ohvale entraram em pista para realizar a sua primeira corrida do dia, logo após a habitual paragem para almoço. Em ambas as corridas o piloto de Vila Nova de Santo André rapidamente descolou dos seus adversários mais diretos e acabou por vencer com bastante autoridade. 

Afonso Almeida foi o segundo na contabilidade final depois de ter sido terceiro na primeira corrida atrás de Vasco Fonseca, posições que inverteram na segunda corrida sendo naturalmente eles que acompanharam o endiabrado Pedro Matos no pódio realizado ao final do dia.

Nota ainda para as excelentes corridas realizadas por pilotos que acabaram por não terminar no pódio, como foi o caso da Beatriz Ramos, quarta classificada na corrida de encerramento, ou Miguel Santos e Gonçalo Dias, que caíram no arranque da segunda corrida mas estiveram na luta pelos lugares de pódio na primeira corrida, empolgando ainda mais o animado público que não se cansou de apoiar os mais jovens pilotos em pista.

Após ter mostrado uma grande evolução na ronda noturna de Portimão, Afonso Almeida confirmou no calor de Évora o seu grande momento de forma e, depois de ter sido o mais rápido na qualificação, foi da ‘pole’ que arrancou para uma contundente dupla vitória que o levou pela primeira vez ao degrau mais alto do pódio na classe MiniGP, sendo o terceiro vencedor distinto em cinco provas. Afonso Almeida liderou todas as voltas de ambas as corridas e deixou atrás de si os duelos pelas posições secundárias que envolveram Dinis BorgesRafael Damásio e Pedro Fraga.

No pódio com o vencedor estiveram Rafael Damásio, segundo na primeira corrida e terceiro no fecho da jornada, trocando de posições com Pedro Fraga, o comandante da classificação geral da competição que foi forçado a trocar de motor na sua moto depois da caixa de velocidades da mesma ceder.

Na primeira corrida, ‘Quique’ rodou o novo propulsor e foi apenas sexto – mesmo com uma pequena queda pelo meio – na segunda corrida esteve ao seu melhor nível e foi segundo na frente de Damásio, minimizando os pontos perdidos e deixando Dinis Borges fora do pódio no final de uma ronda recheada de acção e esclarecedora quanto á evolução de todos estes pilotos que estão na classe MiniGP.

A fechar o lote de corridas, e como é hábito, a classe Naked contou com mais de dezena e meia de pilotos, cabendo a vitória a Miguel Oliveira na Junior, Ricardo Tomé na Master e Carlos Condeço na Pro.

Um pelotão numeroso e onde os mais velhos se divertem em ritmo competitivo naquela que é a classe Fun da Oliveira Cup – competição que tem ainda mais duas provas no seu calendário, a próxima novamente por paragens alentejanas com a visita a Vila Nova de Santo André antes da subida a Vila Real onde em Setembro ‘descerá o pano’ sobre a Oliveira Cup 2019, mais competitiva que nunca e recheada de pilotos com imenso potencial para serem o ‘futuro’ do motociclismo português.

 

Top 5 – Categoria MiniGP

1º Afonso Almeida #22 com 25 pontos

2º Rafael Damásio #96 com 20 pontos

3º Pedro Fraga #13 com 16 pontos

4º Dinis Borges #16 com 13 pontos

5º Ádrian Fariña #19 com 11 pontos

 

Top 5 – Categoria Ohvale

1º Pedro Matos #13 com 25 pontos

2º Afonso Almeida #10 com 20 pontos

3º Vasco Fonseca #46 com 16 pontos

4º Beatriz Ramos #18 com 13 pontos

5º Gabriel Oliveira #17 com 11 pontos

 

Top 3 – Categoria Naked Junior

1º Miguel Oliveira #88 com 25 pontos

2º Diogo Pires #28 com 20 pontos

3º Filipe Abrunhosa #78 com 16 pontos

 

Top 5 – Categoria Naked Master

1º Ricardo Tomé #77 com 25 pontos

2º Javier Gomez #1 com 20 pontos

3º Bruno Castro #81 com 16 pontos

4º Miguel Castro #7 com 13 pontos

5º Pedro Ferreira #98 com 11 pontos

 

Top 3 – Categoria Naked Pro

1º Carlos Condeço #36 com 25 pontos

2º Ricardo Pitschieller #38 com 20 pontos

3º Marcos Cardoso #11 com 16 pontos