Oliveira Cup fecha temporada em Campillos

Campillos, perto de Málaga, em Espanha, foi o derradeiro palco da temporada 2020 da Oliveira Cup, uma competição que teve seis jornadas realizadas em pistas andaluzas.

No final de um ano marcado pela paragem inesperada devido à pandemia a quarta edição da BP Ultimate Oliveira Cup terminou este Domingo em Campillos, perto de Málaga. Inserido na edição 2020 do campeonato andaluz de mini-velocidade, a qual integrou a convite da Federação Andaluza, o troféu promovido por Miguel Oliveira voltou a mostrar a sua validade no panorama do motociclismo português, levando os seus pilotos a competir lado a lado com a numerosa ‘família’ espanhola da velocidade.

Com seis provas no calendário – naturalmente muito condicionado por força da pandemia que desligou motores por todo o mundo – a BP Ultimate Oliveira Cup levou sete jovens pilotos ao asfalto dos mais conhecidos e importantes kartódromos da Andaluzia, sendo as RAV 220 as motos utilizadas por todos os pilotos.

Nas contas finais da temporada foi Afonso Almeida quem se sagrou vencedor da competição, fechando em beleza um ano onde além de vencer na BP Ultimate Oliveira Cup conseguiu igualmente o título nacional nas 85GP/Moto4 e os seus primeiros dois pontos no competitivo ESBK espanhol. O piloto da Charneca da Caparica decidiu a seu favor esta quarta edição da competição ao bater Adrian Fariña por escassos seis pontos, eles que foram os únicos a alinhar em todos os eventos.

Vasco Fonseca, vencedor das Ohvale no passado ano, foi o terceiro classificado na frente de Gonçalo Dias, Gonçalo Santos, que participou igualmente na 110 no campeonato, Beatriz Ramos e Francisco Pires.

‘Foi um ano complicado por todas as condicionantes que inesperadamente tivemos que enfrentar, mas mesmo assim não deixámos que este projecto e esta ideia desaparecesse. Graças ao esforço dos pilotos para estarem em pista e ao interesse e apoio inequívoco da federação andaluza, aos quais muito agradecemos, conseguimos fechar a temporada e tudo o que aconteceu motiva-nos para voltarmos â ‘normalidade’ em 2021. É isso que queremos e vamos tentar fazer.’ Refere Paulo Oliveira após mais um fim-de-semana repleto de bons momentos e excelentes corridas.

 

Classificação Final

1º Afonso Almeida 243 pontos

2º Adrian Fariña – 237

3º Vasco Fonseca – 160

4º Gonçalo Dias – 113

5º Gonçalo Santos – 50

6º Beatriz Ramos – 26

7º Francisco Pires – 22