InícioNotíciasOpinião – A Voz do Rodrigo Ribeiro: Quem anda à chuva, molha-se…...

Opinião – A Voz do Rodrigo Ribeiro: Quem anda à chuva, molha-se… mas só se quiser!

Rodrigo Ribeiro, advogado, ex-deputado e um motociclista ferrenho. Aqui fica a crónica da Revista Motojornal #1581 sobre o uso da moto e seus benefícios.

-

A Voz do Rodrigo Ribeiro

rodrigo ribeiro
Rodrigo Ribeiro

QUEM ANDA À CHUVA, MOLHA-SE… mas só se quiser.

Há quem diga que as motos são um veículo só para os meses de Verão.

Há quem diga que não é seguro andar com mau tempo.

Há quem diga que um motociclista ensopado é um triste espetáculo aos olhos dos seus patrões ou do sexo oposto.

- PUBLICIDADE -

MAS SABEM QUEM É QUE SÃO AS PESSOAS QUE DIZEM ISSO?

São aquelas que, precisamente, são ‘cromos’ em todas as estações do ano, ignorantes sobre segurança rodoviária… e que nem barrados de mel conseguem atrair um único patrão ou cara metade gulosa.

Eu explico.

QUANTO AO CLIMA:

As motos podem e devem ser usadas durante todo o ano. Portugal é um país com um clima muito ameno e também não costumamos ser assolados por grandes catástrofes naturais, como temperaturas extremas, ventos ciclónicos ou monções.

Por isso, a menos que já por cá andasses aquando do terramoto e tsunami de 1755, escusas de ir a correr enfiar-te com medo no coche enlatado do Marquês de Pombal.

- PUBLICIDADE -

QUANTO À SEGURANÇA:

Os condutores mais seguros são, precisamente, aqueles que conduzem todo o ano. Um motociclista estará sempre melhor preparado quando se treina, diariamente, à chuva e ao sol, em bom e mau piso, com boa ou com má visibilidade.

Aliás, aqueles que só conduzem no Verão costumam ter um excesso de confiança que lhes pode ser MUITO PREJUDICIAL quando calham encontrar uma qualquer poça de água, piso de menor aderência, nevoeiro súbito, rajada de vento, etc…

Acresce também que o mau tempo faz baixar a velocidade média de circulação para todos os veículos da estrada e que o maior perigo são mesmo os automobilistas cegos atrás de vidros embaciados. Em resumo, com os olhos bem abertos, podemos andar todo o ano e toda a vida.

QUANTO AO LOOK PARA O EMPREGO OU ‘VIDA SOCIAL’:

Deixem-se de tiques de estrelas de Hollywood! O vosso patrão está a marimbar-se olimpicamente para o facto de andares na rua armado em diva de guarda-chuva cor de rosa ou com roupa 100% impermeável de motociclista que te faça parecer um “Power Ranger” dos desenhos animados. ELE SÓ QUER É QUE CHEGUES A HORAS.

E sabes qual é que é o melhor veículo do mundo para chegar a horas ao emprego e estacionar mesmo à porta? A MOTO.

E também não inventem histórias sobre a roupinha que gostam de vestir quando saem à noite ou quando vão para um qualquer evento mais sofisticado! Eu sempre fui de moto para todo o lado. Para as reuniões de fato, com a toga de advogado para os meus tribunais ou de gravata e botões de punho para a Assembleia da República, sempre consegui chegar com tudo bem sequinho debaixo do impermeável ou bem fechado na top-case.

Quanto à vida ‘social’, recordo os motociclistas solteiros que OUVI DIZER que apanhar uma valente molha na estrada é uma ótima desculpa para parar a moto mesmo à porta de uma amiga especialmente simpática, pedir-lhe para entrar, tirar os sapatos ensopados, cravar emprestada uma t-shirt dela bem sequinha, tirar as meias e deixar a secar e, enquanto se espera… colocar a conversa em dia com ela.

Foi o que OUVI DIZER.

- PUBLICIDADE -

#PostScript: Agora já sabem! Andem todo o ano, sempre bem protegidos da chuva. E se, por mero acaso, acabarem por se molhar, não se preocupem que não vão encolher. Bem pelo contrário, procurem logo a casa da vossa amiga mais próxima e vão lá pedir-lhe uma T-shirt sequinha emprestada. Assim, até terão desculpa para lá voltarem uns dias depois para a devolver e agradecer.

Texto: Rodrigo Ribeiro

Crónica originalmente publicada na Revista Motojornal #1581 já nas bancas e disponível para compra online aqui .

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -