Parametrizações Panigale V4 em 7 tutoriais no Youtube

A série de vídeos tutoriais “Tech talks” da Ducati tem como objectivo tirar o melhor partido das parametrizações oferecidas pela Panigale V4.

Uma Panigale V4 MY21 ilustrada para todos os entusiastas pelas pessoas que acompanharam de perto o seu desenvolvimento ao longo dos anos: foi esta a ideia  por detrás da série de vídeos tutoriais “Tech talks”, já disponível no website Ducati.com e publicada em episódios no canal de YouTube do fabricante de Bolonha.

Ducati Panigale V4SO Piloto de Testes Oficial da Ducati, Alessandro Valia, e o responsável da Equipa de Desenvolvimento Ducati Superbike, Carlo Ricci Maccarini, são os protagonistas dos 7 vídeos feitos diretamente a partir do Misano World Circuit Marco Simoncelli, em que se ilustram ao pormenor as características da Panigale V4 S, focando-se nas estratégias para utilizar correta e conscientemente os controlos eletrónicos disponíveis, com o objetivo de melhorar a performance em pista.
O primeiro vídeo da série intitula-se Características Gerais do Produto MY21 ” e é uma abordagem geral ao desenvolvimento do projeto da Panigale V4, começando no modelo MY20 e nas grandes melhorias feitas ao veículo em termos de ciclística, aerodinâmica e comandos do motor. Na sua versão de 2021, a Panigale V4 é uma moto ainda mais fácil de pilotar, projetada para ajudar o piloto a alcançar as máximas prestações em segurança.

O segundo vídeo, intitulado “Novidades do Produto MY21” , foca temas mais específicos acerca das novidades da Panigale V4. Desde 2021, toda a família cumpre com a legislação antipoluição Euro 5, mantendo os seus valores de potência e binário máximo inalterados. Nesta nova versão, o Riding Mode Race também foi duplicado em dois mapas específicos para uso em pista (Race A e Race B), ao lado dos já existentes Sport e Street. A Panigale V4 MY21 também vê a introdução de bombas de travão autoventiladas (vistas pela primeira vez na Superleggera V4), cujo funcionamento ajuda a obter sempre uma travagem precisa e constante. Finalmente, foi introduzido o Ducati Traction Control EVO 3, uma estratégia refinada e derivada do mundo da Ducati Corse, que torna a aceleração à saída das curvas mais fácil e previsível.

O terceiro vídeo, “Definições do Cornering ABS” , analisa os benefícios oferecidos pelo ABS Cornering, uma ferramenta que a Ducati desenvolveu especificamente para maximizar a performance em competição da Panigale V4, não somente em condições difíceis, mas também em ação disputada ao ‘centímetro’ e na busca por tempos por volta rápidos. O ABS Cornering trabalha em simbiose com a plataforma inercial IMU e combina a performance e segurança graças a um sistema que modula a pressão de acordo com o ângulo de inclinação e a velocidade, com o objetivo de manter o veículo sempre estável, favorecendo assim tanto os pilotos profissionais como os amadores.

O quarto vídeo é dedicado ao Cornering ABS Apenas na Frente, um sistema exclusivo Ducati, que apenas funciona sobre o bloqueio da roda dianteira e ajuda o piloto amador a travar mais perto do centro da curva, proporcionando-lhe uma ‘rede de segurança’ que mantém o veículo sempre bem equilibrado, com uma distribuição de peso acertada e a carga dianteira correta. Esta característica da Panigale V4 permite uma melhoria significativa do tempo por volta.

O quinto vídeo da série fala acerca do “Comando da Suspensão Eletrónica Öhlins” , ou antes o sistema de suspensões semiativas “event based” que a Panigale V4 tem. O algoritmo desenvolvido pela Ducati em conjunto com a Öhlins é preditivo, por isso pode reconhecer várias fases da pilotagem (aceleração, travagem e meio da curva). O sistema de suspensão está disponível em dois modos: fixo e dinâmico. O último permite ter uma moto mais suave e intuitiva, mas, ao mesmo tempo, oferece a assistência necessária quando o piloto dela precisa. Ao travar, por exemplo, a forquilha disponibiliza o máximo apoio na fase de compressão, colocando assim uma moto mais estável e precisa nas mãos do piloto.

O sexto vídeo foca-se no funcionamento do Ducati Traction Control EVO 3” , a unidade de controlo de tração da Panigale V4. Este novo sistema ajuda o piloto em todas as fases de aceleração, acrescenta segurança e, ao mesmo tempo, permite explorar ao máximo a performance do motor. O DTC EVO 3 também acrescenta a fase de recuperação a meio da curva ao sistema de previsão de deslizamento construído pelo algoritmo do DTC EVO 2. O sistema é, de facto, capaz de reconhecer esta fase e, em consequência, reduz a tração de um modo não intrusivo, de modo a não se perder a posição no assento nem a trajetória.

 

Ducati Panigale V4S
O sétimo e último vídeo, intitulado Definições de Riding Mode” , mostra todas as definições de disponíveis para a Panigale V4. Para 2021 a Ducati escolheu desdobrar o Riding Mode Race em Race A e Race B, para oferecer aos entusiastas um leque de escolhas ainda mais amplo e a possibilidade de customizarem os controlos de acordo com as necessidades do momento e os diferentes tipos de circuitos. A duplicação do Riding Mode Race permite ao piloto fazer estes dois sistemas diferirem mesmo que apenas num único parâmetro, e verificarem a sua eficácia durante a fase de pilotagem, mas também mudar a atitude da moto baseando-se no desgaste dos pneus e nas condições da pista.

Todos os sete episódios estão agora disponíveis numa secção própria no site Ducati.com. Os primeiros dois episódios já foram publicados no canal de YouTube da marca de Borgo Panigale, onde os 5 restantes vídeos serão disponibilizados durante o mês de maio.

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