Pedro Fraga volta ao pódio no ESBK

Pedro Fraga conseguiu o segundo pódio do ano no campeonato espanhol de velocidade.

Decorreu este fim-de-semana a 5ª prova do Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike, em Albacete, onde os pupilos do piloto de MotoGP, Miguel Oliveira, voltaram a estar em evidência.

Começou com a estreia de Afonso Almeida, o piloto da Charneca de Caparica que com apenas 10 anos de idade que se estreou na competitiva categoria Moto4, terminando com o pódio de Pedro Fraga. O piloto Dinis Borges teve um fim-de-semana mais difícil do que o habitual e foi, ainda, notada a ausência de Rafael Damásio ainda a recuperar da queda de Aragón.

Com quatro sessões de treinos livres para preparação da corrida, os pilotos da Pré-Moto3 conseguiram adjudicar as 7ª e 23ª posições da grelha de partida. Com os termómetros a chegarem aos 37º graus de temperatura ambiente e a pista aos 53º graus, as mesmas dificultaram a aderência dos pneus e obrigaram os pilotos a um esforço redobrado. Um arranque frenético por parte de todos os concorrentes permitiu chegarem à primeira curva juntos, mas foi o autor da ‘pole’ e o atual líder do campeonato quem tirou vantagem, após o piloto com o dorsal 4 ter separado o grupo com uma manobra arriscada. Ainda assim, Pedro Fraga foi capaz de recuperar posições e terminar no 3º lugar do pódio. Dinis Borges teve uma adaptação mais difícil face ao seu companheiro de equipa e apenas conseguiu recuperar duas posições, terminando na 21ª posição.

‘Estou muito feliz pelos nossos pilotos e pelo trabalho da equipa. Ambos os pilotos de Pré-Moto3 tiveram dificuldades na adaptação a este circuito. Pelas suas características, este traçado requer pilotos muito agressivos, o que no nosso caso, tanto o Dinis como o Pedro, são pilotos de condução suave e limpa, por isso tiveram mais dificuldades na adaptação. O Afonso Almeida foi a novidade que trouxe grande motivação à equipa pela sua performance. O seu objectivo era o de não ser último. Não só não o foi, assim como ainda ganhou duas posições na corrida. Terminou triste por não ter conseguido igualar o seu melhor tempo em corrida, o que demonstra bem o  que quer.’ afirmou o director de equipa, Paulo Oliveira.

A próxima etapa tem data marcada para os próximos dias 5 e 6 de Outubro no Circuito de Navarra, Espanha.