Pedro Matos em 6º e italiano Vuono vence a FIM MiniGP World Series

Pedro Matos conseguiu terminar em 6º na grande final, Tiago João foi 8º na segunda corrida de qualificação e Gabriel Vuono é o campeão da FIM MiniGP World Series.

fim minigp world series

O kartódromo do circuito Ricardo Tormo em Valência foi hoje palco do último dia do FIM MiniGP World Series. Com dois portugueses em ação, Pedro Matos (#39) e Tiago João (#41), em representação da série portuguesa MiniGP Portugal, realizaram-se hoje as corridas de qualificação para as corridas 1 e 2, e depois ainda tivemos direito a ver os melhores dos mais jovens talentos da velocidade mundial competirem numa grande final.

Neste FIM MiniGP World Series estiveram em pista dezenas de pilotos, e para nós, portugueses, tanto Pedro Matos como Tiago João mereceram maior destaque e atenção.

Pedro Matos, mais experiente nestas andanças, rapidamente se posicionou entre os mais velozes em pista. No primeiro dia foi mesmo o sexto melhor, e com esse resultado garantiu a qualificação para as corridas principais.

fim minigp world seriesJá Tiago João, em estreia no kartódromo valenciano, sentiu algumas dificuldades de adaptação a este ambiente mais exigente. O 26º tempo no final do primeiro dia de treinos livres obrigou-o a passar pela primeira corrida de qualificação, que terminou em 10º. Na segunda corrida de qualificação arrancou de 8º na grelha de partida, e um arranque menos positivo deixou-o irremediavelmente atrasado em relação aos primeiros em pista.

O jovem português ainda deu tudo o que tinha para ganhar posições, mas infelizmente o atraso inicial não lhe deu grandes hipóteses de cruzar a meta em primeiro, única posição que nesta corrida de qualificação permitia aceder depois à segunda corrida principal e ainda à grande corrida final. Tiago João terminou a sua participação nesta segunda edição da grande final da FIM MiniGP World Series em Valência com um meritório 8º lugar.

Regressando à prestação de Pedro Matos, a passagem direta às corridas principais deixou-o mais tranquilo e apenas focado em garantir o máximo de pontos. Na corrida 1 foi o 7º piloto a receber a bandeira de xadrez, na corrida 2 fecha a prova em 4º, o seu melhor resultado nesta FIM MiniGP World Series, e depois na grande final, uma corrida com nada menos do que 19 voltas, Pedro Matos fechou a sua participação com um excelente 6º lugar.

fim minigp world seriesAinda chegou a rodar durante alguns momentos em 5º, posição que aguentou depois do arranque ao travar no limite para a curva 2 do kartódromo valenciano. Mas um susto no final da segunda volta, quando quase perdeu a frente da sua Ohvale, deixou-o a batalhar pelo 6º lugar e bastante atrasado em relação ao grupo da frente que discutiu as posições de pódio.

Pedro Matos ainda recuperou uma posição durante a corrida, ficando depois a rodar isolado em pista a pouco mais de dois segundos do primeiro. Sem se conseguir aproximar dos primeiros classificados, mas também sem ser apanhado pelos perseguidores, Pedro Matos cruzou a meta em 6º, repetindo assim o resultado que obteve na primeira edição da final da FIM MiniGP World Series.

Quanto ao grande campeão desta competição “Road to MotoGP”, Gabriel Vuono acabou por ser o melhor.

O jovem piloto italiano parecia ter a corrida final desta World Series absolutamente sob controlo, escapando com a liderança nas primeiras voltas. Porém, talvez surpreendido com a boa margem para os perseguidores, Vuono deixou-se apanhar por um grupo de quatro pilotos, e a partir daí as trocas de posição foram constantes, com Vuono a ter de se defender primeiro do japonês Seiryu Ikegami, que cometeu um erro e ficou um pouco atrasado, e depois do alemão Fynn Kratochwill.

Este último, com um estilo de pilotagem bastante agressivo em termos de posição do corpo, chegou a rodar em primeiro durante algumas voltas. Mesmo na última volta era Kratochwill a liderar a corrida.

Porém, na travagem para a última curva, quase perde a frente da sua Ohvale, mantém a primeira posição, mas ao tentar fechar a trajetória para impedir a ultrapassagem de Vuono, o jovem alemão sofre uma violenta escorregadela de traseira e vê Gabriel Vuono colocar-se ligeiramente à sua frente e cruzar a linha de meta em primeiro.

Um final de FIM MiniGP World Series fantástico, sob olhar atento de vários pilotos que já competem no Mundial de Velocidade, e que revelou Gabriel Vuono como novo campeão desta competição apoiada pela Dorna e pela Federação Internacional de Motociclismo.

Aqui fica a classificação final da FIM MiniGP World Series 2022

1 – Gabriel Vuono – 91 pontos

2 – Fynn Kratochwill – 76 pontos

3 – Seiryu Ikegami – 60 pontos

4 – Qabil Irfan – 54 pontos

5 – Izan Rodriguez – 52 pontos

6 – Pedro Matos – 42 pontos