InícioDesportoPedrosa fora da Honda... Lorenzo no seu lugar?

Pedrosa fora da Honda… Lorenzo no seu lugar?

A silly season não pára de surpreender. Confirmada a saída de Pedrosa da Honda, aumentam as especulações sobre o futuro de Jorge Lorenzo. E parece que Jack Miller recusou um convite da Honda.

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A silly season está cada vez mais confusa. Há assuntos que parecem estar decididamente arrumados, mas que não foram ainda publica e oficialmente anunciados.

Falta perceber onde irão parar Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa ou o próprio Joan Mir. Há quem jure a pés juntos que Mir já assinou com a Suzuki – apesar de o seu manager ter negado este fim-de-semana – e que o comunicado de imprensa está escrito, à espera de ordem do Japão para ser divulgado.

Jorge Lorenzo ele próprio confirmou este fim-de-semana que não continuará na Ducati. Uma das coisas que há muito parecia garantida, mas só hoje foi oficializada, é a saída de Dani Pedrosa da Honda.

Dani Pedrosa
Dani Pedrosa

A equipa anunciou hoje oficialmente a relação com o piloto espanhol termina, por mútuo acordo, no final do ano.

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Dois rumores mais recentes tornam toda esta silly season ainda mais louca. Primeiro, Jack Miller terá recusado uma oferta da Honda para ser companheiro de equipa de Marc Marquez. A ser verdade, é uma das coisas mais impensáveis que alguma vez aconteceu no Mundial de Velocidade. Porque foi a terceira nega que o HRC teve nos últimos tempos: primeiro Johann Zarco, depois alegadamente Joan Mir e agora Jack Miller. Lá vai o tempo em que os pilotos se esgatanhavam para entrar no universo HRC e pilotar uma Honda oficial!

Jack Miller
Jack Miller

Do australiano percebe-se a recusa: depois de o ter contratado para 2015, vindo directamente das Moto3 onde foi vice-campeão, passou pela LCR e pela Marc VDS, na esperança de conseguir uma moto competitiva/oficial. Mas em vez disso levou um ‘adeus e obrigado’ no traseiro no final de 2017. Agora com a Ducati da Pramac, pode ainda não ter vencido como fez com a Honda em Assen em 2016, mas tem a melhor classificação no campeonato ao fim de seis corridas. Está entre os 10 primeiros do campeonato, o que não aconteceu antes. Talvez por tudo isso Jackass preferiu fazer um manguito ao japoneses e ficar na Ducati.

Lorenzo ao lado de Marquez?

Então, e se afinal fosse Jorge Lorenzo a ocupar o lugar de Dani Pedrosa na Honda? Quando Jorge Lorenzo garantiu que ia ficar pelo menos mais dois anos no campeonato, com uma moto oficial, tudo apontava para que fosse a Yamaha, com a estrutura SIC Racing e dinheiro da Petronas. Mas agora outros cenários começam a tomar forma.

Em teoria para Jorge Lorenzo será melhor ficar numa equipa oficial do que numa satélite com uma moto de fábrica. Porém, a RC213V actualmente também não é uma moto fácil de pilotar, exigindo muito do físico do piloto. Precisamente aquilo de que se queixava Lorenzo na Ducati. Ele aproveitou o facto de ter vencido em Mugello para reforçar a ideia que ainda não se tinha mostrado competitivo com a Ducati por uma razão. Os italianos ainda não tinham respondido aos seus pedidos de alteração na moto. Agora que o fizeram, ele venceu sem oposição. E a Honda vai desenvolver a mesma moto para dois pilotos tão diferentes quanto Marquez e Lorenzo?

Outro dos cenários seria a permanência de Lorenzo na Ducati. Paolo Ciabatti, o director desportivo da Ducati, disse no fim-de-semana que o futuro de Lorenzo não está decidido, contrariando as declarações do espanhol. Ciabatti diz que a porta não está fechada. Isto dias depois de ter dito que não faz sentido continuar, se as coisas não funcionam. Mas afinal parece que as coisas parecem funcionar… e agora? Podia Lorenzo ter estado a fazer bluff este tempo todo? Agora a porta parece é aberta para Danilo Petrucci.

Jorge Lorenzo
Jorge Lorenzo

Pedrosa com uma Yamaha?

A tal ‘Yamaha Petronas’ pode ser assim o refúgio de Dani Pedrosa depois de 13 anos na Repsol Honda. Pedrosa passou todos os seus 18 anos de mundial a trabalhar com o construtor japonês, com quem conquistou três títulos.

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Nos últimos anos Pedrosa debateu-se com uma moto muito física e com pneus que, em temperaturas mais baixas, não consegue fazer funcionar. Podia a Yamaha ser uma moto mais adequada para ele? Há quem pense que sim, e há tempos o próprio Cal Crutchlow disse acreditar que o espanhol com a Yamaha seria campeão, algo que nunca conseguiu com a Honda na categoria rainha.

A silly season está em constante mutação, especialmente agora. Garantidamente até ao GP da Catalunha vão ser muitas as novidades que vamos ficar a conhecer. Para além destes já mencionados, falta conhecer o futuro de outros pilotos, como Andrea Iannone, Scott Redding ou Bradley Smith, por exemplo.

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