Petrucci venceu GP de França, Oliveira em sexto

A chuva surpreendeu os pilotos na grelha de partida do GP de França, e no molhado Danilo Petrucci foi o vencedor. Miguel Oliveira recuperou para terminar em sexto.

Danilo Petrucci venceu a corrida de MotoGP que começou com a pista bastante molhada.

A chuva surgiu já com os pilotos na grelha de partida, e baralhou as contas. A partida foi adiada, com os pilotos a recolherem às boxes para trocarem para a moto com pneus de chuva.

A corrida começou com o piso molhado, com Jack Miller a fazer o melhor arranque. Valentino Rossi caiu logo na curva 3, e causou alguma confusão.

Mas foi Danilo Petrucci que rapidamente chegou ao comando da corrida e por ali ficou, com outras duas Ducati atrás, as de Jack Miller e Andrea Dovizioso.

Danilo Petrucci conseguiu manter-se sempre na frente para conquistar a sua primeira vitória no molhado, a primeira da temporada e a primeira para a Ducati em Le Mans. Miller foi foçado a abandonar com problemas técnicos na su moto quando rodava em terceiro.

Nas últimas voltas Dovizioso foi apanhado por Alex Marquez e Pol Espargaró, e foi ultrapassado por ambos. Marquez conseguiu assim o seu primeiro pódio em MotoGP, que foi também o primeiro da Honda esta temporada. Marquez saiu do 18.º lugar da grelha de partida e fez a melhor corrida da sua primeira temporada em MotoGP.

Oliveira surpreendido na última curva

Miguel Oliveira atrasou-se um pouco no início da corrida, mas rapidamente começou a recuperar, e chegou a rodar no quarto lugar, e planeou o ataque a Dovizioso nas últimas curvas da última volta, mas foi surpreendido por Zarco, que foi o mais rápido no final da corrid. O piloto francês fez a volta mais rápida da corrida a duas voltas do fim, e acabou por surpreender Miguel Oliveira. O piloto português não só não conseguiu concretizar a ultrapassagem a Dovizioso como perdeu a posição para Zarco, já com a bandeira de xadrez à vista.

«O sexto lugar foi um bom resultado para nós, e foi a minha primeira corrida inteira à chuva em MotoGP. De um modo geral foi uma boa prestação, fizemos uma corrida decente, que foi muito longa», explicou Miguel Oliveira no final. «Foi uma pena não ter conseguido terminar em quarto, porque acho que estava ao nosso alcance. Nas últimas curvas preparei-me para ultrapassar o Dovizioso, e o Zarco estava mais de um segundo mais rápido, eu até consultei a placa no muro, mas não esperava isto. Vamos tentar de novo na próxima semana, tentar continuar assim, terminar as corridas todas. Faltam cinco corridas, e há muitos pontos em jogo, por isso estamos concentrados no que poderemos fazer.»

Fabio Quartararo não se deu bem an sua primeira corrida à chuva, e a pole position não lhe serviu de muito. O piloto francês foi perdendo posições. Chegou a rodar em 11.º e terminou em 10.º. Porém, com o Joan Mir também não esteve à vontade no molhado e não foi além de 11.º. Assim, Quartararo não só mantém o comando do campeonato, como aumentou a sua vantagem.

Alex Rins recuperou de 16.º na grelha até ao segundo lugar que ocupava quando caiu a sete voltas do final.

Moto2: Lowes regressa às vitórias

Numa pista meio seca, meio molhada, dois pilotos britânicos destacaram-se em Moto2. A surpresa foi Jack Dixon, que à sétima volta estava na frente da corrida. Teve a companhia do seu compatriota Sam Lowes, mas este perdeu tempo quando bloqueou a roda dianteira numa travagem. Conseguiu evitar a queda, mas perdeu o contacto para Dixon, que ficou sozinho na frente. Mas o sonho do piloto da Petronas Sprinta Racing esfumou-se a quatro voltas do final. Dixon caiu quando estava quase a alcançar a sua primeira vitória no Mundial. Lowes herdou a primeira posição e venceu na frente de Remy Gardner e Marco Bezzecchi. Lowes não vencia uma corrida desde o GP de Aragão de 2016.

Luca Marini nunca esteve em condições de lutar pelos lugares do pódio e afundou-se na classificação assim que a corrida começou. O italiano terminou em 17.º, fora dos pontos, mas mantém a liderança do campeonato. O seu principal rival, Enea Bastiniani, também este longe da luta do pódio e terminou em 9.º.

Os quatro primeiros do campeonato – Marini, Bastianini, Bezzecchi e Lowes – estão agora separados por apenas 22 pontos.

Em Moto3 foi o grupo do costume, na única corrida realizada com a pista totalmente seca. Vários pilotos passaram pela liderança, mas no final foi Celestino Vietti quem conseguiu impôr-se. O italiano bateu Tony Arbolino e Albert Arenas, que terminaram nas posições seguintes. Ai Ogura saiu do 24.º lugar da grelha e esteve metade da corrida fora dos pontos. Na segunda metade conseguiu começar a recuperar para terminar em 9.º, o que não foi suficiente para manter a liderança do campeonato. Alberto Arenas regressou ao comando da tabelas de pontos, com Ogura a descer para segundo e Vietti a subir para terceiro.

John McPhee era o terceiro classificado do campeonato antes de Le Mans, mas caiu em Le Mans. Jeremy Alcoba caiu à sua frente e o escocês bateu na moto do espanhol e caiu também, não termiando a corrida e descendo para quinto do campeonato.

Todos os resultados do GP de França aqui.