Pikes Peak: Motos de fora em 2020

A organização da prova norte-americana deliberou excluir as motos da competição no próximo ano, numa decisão que poderá mesmo se tornar definitiva.

Na sequência do acidente que no passado dia 30 de junho vitimou Carlin Dunne, piloto da Spider Grips Ducati, na Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb, a direcção de prova deliberou excluir em 2020 as motos daquela emblemática subida de montanha. Esta decisão colegial visa melhor avaliar e determinar os impactos da sua ausência na competição, de modo a sustentar uma decisão de longo prazo relativamente às duas rodas naquela prova, e que pode mesmo vir a ser pela sua proibição definitiva.

Tom Osborne, Chairman da Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb, refere que “as motos fazem parte desta competição desde há 29 anos, e que a sua história em Pikes Peak remonta à edição inaugural em 1916. Dito isto, as motos nem sempre alinharam em Pikes Peak, tendo participado em 41 das 97 edições já realizadas. É altura de olharmos para todos os aspetos deste evento, incluindo a componente das motos, e determinar se o modelo desta competição deve ou não ser alterado”, acrescentou.

A organização vai agora analisar os dados que dispõe, cruzar com aqueles que irá recolher na edição de 2020 (com a ausência das motos), para depois no final do próximo ano tomar uma decisão sobre a eventual exclusão definitiva das duas rodas daquela competição.

Refira-se que Romie Gallardo, mãe de Carlin Dunne, num recente e emotivo comunicado à imprensa disse que “três dias após o acidente de Carlin um jornalista perguntou-me ‘como via a Pikes Peak International Hill Climb agora?’ e eu respondi: da mesma forma que a via no dia anterior ao acidente. Toda a vida soube que perder o meu filho era uma possibilidade. Ele vinha para esta prova de olhos bem abertos, bem consciente dos riscos. E eu estava comprometida com ele e com os seus sonhos. Carlin estava a fazer o que amava. Logo, quem somos nós para tirar a outros pilotos os seus sonhos de correr no Pikes Peak International Hill Climb?”

Desde de 1916, em 97 edições da Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb realizadas, registaram-se seis fatalidades: dois pilotos nos automóveis, um comissário de prova, e três pilotos de motos, Bobby Goodin em 2014, Carl Sorensen em 2015, e Carlin Dunne em 2019.

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