Pilotos de velocidade regressam ao asfalto em Misano e Andorra

Em Itália e em Andorra vários pilotos do Mundial puderam voltar a rodar em pista, desempoeirando os fatos e tirando as teias de aranha...

Graças a umas permissão especial nesta fase da pandemia, alguns pilotos do Mundial de Velocidade puderam voltar a rodar em pista. Aconteceu hoje no Misano World Circuit Marco Simoncelli.

Essa permissão especial dada a ‘pilotos de interesse nacional’ contemplou os pilotos da região de Emilia-Romagna; apesar de viver muito perto, Valentino Rossi pertence a outra região administrativa e não pôde estar presente.

Em Misano hoje estiveram presentes pilotos do Mundial e também do campeonato italiano. Enea Bastianini, Luca Bernardi, Niccolò Bulega, Alessandro Del Bianco, Lorenzo Gabellini, Giacomo Mora, Andrea Natali, Mattia Pasini, Massimo Roccoli, Lorenzo Savadori, Luca Vitali, Michele Pirro e Matteo Ferrari foram os felizardos que mataram saudades do asfalto.

Para além disso, foram os primeiros a rodar no novo tapete que o circuito recebeu imediatamente antes de ser imposto o confinamento devido à pandemia da Covid-19.

Enquanto que os pilotos do CIV puderam usar as suas motos, os mundialistas tiveram que ‘improvisar’.

Rins e Rabat rodaram em Andorra

Entretanto também em Andorra – onde moram vários pilotos de MotoGP – alguns pilotos regressaram à pista. Com a abertura do kartódromo de Pas de la Casa, Alex Rins e Tito Rabat não perderam a oportunidade de poder desenferrujar, dando algumas voltas. Foram os dois únicos que rodaram neste circuito a 2400 m de altitude, devido à condições climatéricas, incluindo chuva. Tito acabou mesmo por sofrer uma queda. É provável outros pilotos rodem neste circuito na próxima semana.

São nove os pilotos de MotoGP que têm residência habitual em Andorra: Maverick Viñales, Fabio Quartararo, Joan Mir, Tito Rabat , Iker Lecuona, Pol e Aleix Espargaró, Àlex Rins e Jack Miller. Este último ainda conseguiu viajar para a Austrália antes do confinamento, e tem andado três a quatro vezes de moto (de motocross) por semana.

O circuito abriu com autorização do Governo de Andorra, depois de um ‘empurrãozinho’ de Raul Romero (proprietário da Avintia Racing) e de Ruben Xaus (director desportivo da equipa e promotor do circuito); a autorização contempla apenas pilotos profisisonais residentes neste território.

Em ambas as situações, em Misano e em Andorra, foram cumpridas as regras vigor para evitar o contágio entre os participantes; este tiveram que seguir um protocolo anti-contágio, incluindo um sistema de turnos para evitar ter demasiada gente nas instalações.