Pódios e vitórias: 10 factos do SBK em Portimão

Fique com dez registos estatísticos do Mundial de SBK sobre pilotos, fabricantes, vitórias e pódios no Autódromo Internacional do Algarve.

É já este fim-de-semana, de 6 a 8 de Setembro, que decorre no Autódromo Internacional do Algarve mais uma ronda do Mundial de SBK, sendo esta a 10ª jornada do Campeonato da especialidade e é a 11ª visita do Paddock das Superbike ao AIA.

Após a pausa de Verão, e enquanto os motores das Superbikes não se ligam a Sul de Portugal para a 400ª corrida desde que a modalidade foi criada (1988), fique com alguns dados sobre pilotos, fabricantes, vitórias e pódios registados nos últimos anos na “montanha-russa” de Portimão:

  1. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) é o único piloto que participou em todas as 20 corridas WorldSBK realizadas até à data no Algarve.
  1. Até agora, houve nove vencedores diferentes no Algarve. Quatro deles estão presentes no campeonato de 2019: Jonathan Rea – Kawasaki Racing Team WorldSBK (7), Marco Melandri – GRT Yamaha WorldSBK (2), Eugene Laverty – Team Goeleven (2) e Tom Sykes – BMW Motorrad WorldSBK Team (2) .
  1. Sete fabricantes diferentes conseguiram, pelo menos uma vez, chegar ao pódio no Algarve: Ducati, Honda, Aprilia, Kawasaki, Yamaha, Suzuki, BMW.
  1. Três pilotos, em três motos diferentes, averbaram uma Superpole nas últimas três edições da corrida no Algarve: Davide Giugliano numa Ducati Panigale R em 2015; Jonathan Rea numa Kawasaki ZX-10R em 2017; e Eugene Laverty numa Aprilia RSV4, no ano passado.
  1. A Yamaha é o único fabricante a ter conquistado poles em anos consecutivos com dois pilotos diferentes em Portugal: em 2009 com Ben Spies e em 2010 com Cal Crutchlow.
  1. Tom Sykes (BMW Motorrad WorldSBK Team) é o recordista das Superpoles do Algarve: três, registaram-se de seguida entre 2012 e 2014. Segue-se Rea com duas e depois cinco pilotos com uma – Bayliss, Spies, Crutchlow, Giugliano e Laverty.
  1. A Kawasaki conta com a maior sequência de vitórias no Algarve, nada menos que seis consecutivas, com Rea a liderar em 2015, 2017 e 2018 (Em 2016 o SBK não passou por Portimão). É a única sequência de mais de duas vitórias de um fabricante nesta pista.
  1. Rea é o líder indiscutível de vitórias em Portimão: Venceu 7 corridas, mais de um terço de todas provas do WorldSBK realizadas no Algarve (20).
  1. Jonathan Rea é o recordista de pódios: nada menos que 14 em 20 das corridas disputadas. O mais próximo deste é Marco Melandri com 6 pódios.
  1. O atual campeão mundial Jonathan Rea estreou-se no ano de 2008 em Portimão, a última ronda da temporada. Proveniente do Campeonato Mundial de Supersport, registou aqui o terceiro melhor tempo na qualificação, terminando em quarto na corrida 1. Na corrida 2, foi 15º depois de uma incursão à gravilha quando roda em quinto.

Outros artigos:

Ganha PASSES VIP para as Superbikes: Passatempo MotoJornal/BMW Motorrad

WSBK: Scott Redding na Ducati