Poimo – A moto elétrica insuflável para levar na mochila

Grupo de investigadores da Universidade de Tóquio e start-up japonesa desenvolve um novo conceito de mobilidade urbana. Fique a conhecer os detalhes da Poimo, a moto elétrica insuflável.

moto elétrica insuflável

A tecnologia tem evoluído a um ritmo vertiginoso. Mas nada nos faz estar preparados para o dia em que nos dizem que existe uma moto elétrica insuflável para nos deslocarmos dentro da cidade. É isso mesmo que um grupo de investigadores da Universidade de Tóquio e de uma start-up japonesa está a apresentar. A Poimo é uma moto elétrica insuflável que pode ser transportada na mochila!

Esta não é a primeira vez que a Poimo é destaque nas notícias de motos. De facto, o conceito original foi apresentado há dois anos. Mas os investigadores japoneses aproveitaram os últimos dois anos e os tempos de pandemia para aperfeiçoarem esta moto elétrica insuflável.

O nome Poimo é o acrónimo de “POrtable Inflatable MObility”. O conceito de negócio prevê a entrega da moto diretamente na casa do cliente, que a recebe completamente dobrada dentro de uma caixa, e com as diferentes secções esvaziadas. O facto de poder ser esvaziada permite ao utilizador transportar facilmente esta moto elétrica de um lado para o outro na mochila, ou arrumar quando chega ao trabalho / casa.

moto elétrica insuflávelA Poimo, depois de desdobrada, demora um pouco mais de um minuto a encher e insuflar através de um compressor portátil. A moto é composta por sete módulos individuais que incluem as rodas, um motor elétrico e uma bateria, estes elementos suportados por pequenas plataformas rígidas que conferem alguma solidez à estrutura.

Para reduzir o peso do corpo e da estrutura insuflável, os criadores da Poimo desenvolveram um sistema de carregamento wireless, que trabalha em conjunto com o sistema motriz também desenvolvido em exclusivo na Universidade de Tóquio.

Outro ponto interessante a ter em conta nesta moto elétrica insuflável é o seu design.

A equipa de investigadores passou muito tempo a analisar as necessidades dos possíveis utilizadores deste meio de transporte urbano. Através de questionários e estudos online perceberam quais as reais necessidades dos utilizadores, e desenvolveram um sistema de fabrico que recorre, principalmente, a poliuretano termoplástico.

moto elétrica insuflávelEste tipo de material permitiu criar uma estrutura flexível e leve, perfeita para uma utilização urbana pela sua manobrabilidade aliada à possibilidade de armazenamento fácil e transporte de um lado para o outro.

Convém também referir que a Poimo, de acordo com os criadores, está especialmente adaptada aos meios urbanos partilhados com peões. Devido aos materiais utilizados e ao seu design “suave, a moto elétrica insuflável reduz os danos causados em caso de impacto com peões ou demais utilizadores da via pública.

A Poimo é também bastante flexível em termos de design. De acordo com os criadores japoneses, a moto elétrica insuflável pode facilmente adotar um formato diferente, à escolha do cliente, e de acordo com a sua postura de condução preferida sendo perfeitamente personalizável e modular.

De momento a Poimo ainda não passou da fase de conceito. A start-up japonesa e os investigadores da Universidade de Tóquio estão à procura do financiamento que lhes permita passar à fase seguinte, que inclui um protótipo perfeitamente funcional. Se tudo correr conforme previsto, a Poimo poderá ser uma realidade em breve.

Galeria de fotos Poimo a moto elétrica insuflável