Porto Extreme XL Lagares: a festa do Enduro já começou (com vídeo)

Portugal continua na senda dos grandes eventos internacionais e sem dúvida que o Extreme XL Lagares é um dos mais apreciados entre os adeptos das provas fora-de-estrada. A prova teve já início na manhã de hoje. 

Começou já a 14ª edição do Porto Extreme XL Lagares, com as verificações técnicas e administrativas a terem lugar na Quintadona, Lagares – Penafiel. Até às 22 horas de hoje irão se realizar treinos das classes Hobby, XL, Veteranos, Expert e Pro.

Amanhã as motos estarão em parque fechado toda a manhã na Ribeira do Porto, para o Prólogo se realizar naquela zona entre as 14 e as 18 horas. Após esse horário, as motos regressarão ao parque fechado, mas nem por isso a animação irá parar, uma vez que às 20h está agendada a chamada Funbike em Lagares, com a participação das equipas com pitbikes e Mini cross. O dia irá encerrar com um concerto.

 

Claro que será domingo o principal dia desta competição, com o evento principal a ter início às 11horas da manhã. A prova terá um tempo limite de seis horas, sendo que na classe PRO, o piloto não poderá completar 2 voltas ao percurso em menos de 4 horas e não poderá arrancar para a 3ª volta quando passar a zona de assistência. De realçar que não serão permitidas ajudas externas aos pilotos de todas as classes, uma vez que estes deverão se ajudar entre si, independentemente das suas classes. No que se refere à assistência durante a prova, esta só poderá ser efectuada no padock e realizada pelo próprio piloto, podendo este mudar todas as peças da sua moto, excepção feita ao quadro e motor.

Seja na Ribeira do Porto em em Lagares, a animação será uma constante ao longo deste fim-de-semana.

A lista de pilotos inscritos é do mais alto nível, sendo apontados diversos favoritos como por exemplo o norte-americano Cody Webb na classe Pro, entre tantos outros. Naturalmente que haverá um batalhão de pilotos nacionais a correrem em casa nas várias classes presentes. Poderá consultar a lista de inscritos aqui e conhecer mais sobre a prova no site oficial.