Portugal a caminho dos ISDE 2018

As selecções portuguesas já viajaram para Viña del Mar, no Chile, para a 92.ª edição dos International Six Days Enduro.

Selecções ISDE 2018
Os pilotos das selecções portuguesas com o Presidente da FMP

As selecções portuguesas que vão participar na 92.ª edição dos International Six Days Enduro já partiram para o Chile. Os ISDE  2018 realizam-se em Viña del Mar, a 125 km a noroeste de Santiago do Chile; esta é a primeira visita deste evento ao país sul-americano. A competição decorre de 12 a 17 Novembro.
Portugal estará presente com três selecções, Séniores, Juniores e Feminina, num total de 10 pilotos.
No Séniores as cores lusas serão defendidas por Diogo Ventura, Gonçalo Reis, Luis Oliveira e Rui Gonçalves; este último é estreante no evento, mas com uma vasta experiência mundial. Quando aos restantes, são repetentes e no ano passado em França, alcançaram a quarta posição final, igualando o melhor resultado de sempre que tinha acontecido 18 anos antes.
No Juniores vão estar Gonçalo Sobrosa, Rodrigo Belchior e Tomás Clemente a defender as cores nacionais; Bruna Antunes, Joana Gonçalves e Rita Vieira vão representar Portugal na competição Feminina.
Para além das selecções vai estar ainda o Team Portugal – FMP/IS3 composto por Fernando Sousa, Fernando Sousa Jr. e Ricardo Wilson, que vão participar na competição por clubes.ISDE 2018

Grandes expectativas

Depois do resultado do ano passado, as expectativas são elevadas para os ISDE 2018. «Temos três excelentes equipas com pilotos fantásticos em todas as frentes. O quarteto Sénior tem no Rui Gonçalves o seu estreante mas todos lhe reconhecemos o andamento e experiência e irá ter certamente toda a ajuda da parte dos seus restantes três colegas de equipa, pilotos que dispensam apresentações e onde estão os melhores de 2018 nas contas do campeonato», diz Pedro Mariano, o seleccionador nacional.
«Nos Juniores o Tomás Clemente esteve a tempo inteiro no campeonato do mundo com a Zanardo e os restantes dois estiveram em excelente plano no nosso campeonato e por isso faz todo o sentido estarmos com eles em mais uma participação nos ISDE, tal como as Senhoras, com uma equipa ainda mais forte com a chegada da Joana», conclui Mariano.
Durante esta semana já no Chile os pilotos vão preparar-se para o arranque da competição, que tem o arranque oficial no dia 10 com a habitual apresentação das selecções que vão desfilar perante o público chileno.
Em Viña del Mar esperam-se mais de 700 pilotos para participar na 92.ª edição dos ISDE, apesar de algumas baixas, como a das selecções britânicas e holandesas. A ACU, a federação britânica, decidiu não ter representação nem no World Trophy nem no Junior Trophy, alegando a falta de nomes disponíveis para realizar a prova e por dificuldades na coordenação da logística.