Portugal é 15º no Supermoto das Nações

A equipa de Portugal alcançou o 15º lugar no Supermoto das Nações, que decorreu este fim de semana, no circuito francês de Carole.

Portugal é 15º no Supermoto das Nações

A equipa de Portugal conquistou este fim-de-semana o 15º lugar no Supermoto das Nações, que se realizou no circuito francês de Carole.

Localizado a cerca de 20 minutos de Paris, o circuito é considerado por muitos como um dos ‘berços’ da modalidade. Foi naquele asfalto que foram dados os primeiros passos da disciplina e também realizadas várias edições do Guidon D’Or. Esta é uma competição única, que nos anos 90 atingiu o seu auge. Isto porque colocou frente a frente os melhores pilotos de diversas disciplinas para um duelo em motos Supermotard, como era então conhecida a especialidade.

Neste regresso da elite do Supermoto ao seu terreno foram 22 as Nações que marcaram presença. Entre elas também Portugal se fez mais uma vez representar naquela que é a prova por nações mais recente na lista de competições da FIM. Ou seja, esta foi a 14ª vez que o troféu Francesco Zerbi esteve em discussão. Por outro lado, esta foi a segunda vez que esteve em Carole, volvidos dois anos da estreia.

Os pilotos Sérgio Rego, Nuno Pinto e Nuno Rego foram representantes lusos que levaram as cores da Federação de Motociclismo de Portugal e o Supermoto luso até paragens francesas.

Foi desde a qualificação que o trio português se instalou na 15ª posição, assegurando a qualificação directa no Sábado. Isto após as três corridas realizadas com o asfalto seco.

Sérgio Rego foi o primeiro em pista e fechou a contenda na 14ª posição. Nuno Pinto foi 13º na segunda corrida e deixava Portugal na 12ª posição, antes da derradeira corrida. Nesta, Nuno Rego foi 16º – sendo que o pior resultado é sempre descontado – e a equipa desceu ao 15º posto. Ainda assim segurou o acesso directo às finais no dia seguinte.

Portugal é 15º no Supermoto das NaçõesFinais de Domingo

Com a chuva a chegar no dia de todas as decisões, a lama e as condições de aderência muito reduzidas deixaram os pilotos em dificuldades maiores. Portanto, os portugueses também não foram imunes ao estado da pista. Assim sendo, os 32 pilotos em prova – dois de cada uma das nações apuradas – estiveram quase “em modo sobrevivência” na forma como atacaram o misto asfalto/terra do traçado gaulês.

Na primeira corrida, Sérgio Rego foi o 23º e Nuno Pinto o 27º, colocando as cores portuguesas na 14ª posição. Na segunda corrida foram Nuno Pinto e Nuno Rego os pilotos com as cores da FMP. No final das 12 voltas cruzaram a linha de meta na 27ª e 29ª posições. Isto significou uma descida da equipa ao 15º posto. Ou seja, a seis pontos do 14º lugar e com sete de vantagem para o trio em 16º.

O derradeiro confronto do dia seria por isso decisivo. Aí Sérgio Rego foi 16º e Nuno Rego o 29º,. Com este resultado, Portugal foi 15º no Supermoto das Nações, após uma prova exigente e muito complicada devido às condições climatéricas adversas.

Globalmente foram os franceses que venceram pela sexta vez consecutiva a competição.

Ainda que o estado do tempo não ajudassem em nada, a prova contou com uma forte adesão de espectadores.

Outros artigos:

Novidade: Honda Africa Twin 1100

Selecção lusa para o Mx das Nações 2019 já escolhida