Portugal Lés-a-Lés 2021 ‘edição N2’ com data marcada

Desde sempre percorrida no Portugal de Lés-a-Lés, com a utilização de diversos troços ao longo de todo o País, a N2 vai ter, em 2021, um papel bem diferente. A data do LaL já é conhecida.

Dizem que é a estrada da moda, aquela que todos devem fazer pelo menos uma vez na vida! Mas, todos sabemos, é muito mais do que isso. De primordial eixo viário no Plano Rodoviário Nacional de 1945 a local de culto internacional, a Estrada Nacional 2 sofreu inúmeras alterações ao longo de uma história atribulada. Desde sempre percorrida no Portugal de Lés-a-Lés, com a utilização de diversos troços ao longo de todo o País, a N2 vai ter, em 2021, um papel bem diferente.

Não, não pensem que a edição 23 da grande travessia organizada pela Federação de Motociclismo de Portugal vai ser uma ‘simples’ viagem ao longo da N2. Nada disso! Vai ser, isso sim e como em todas anteriores jornadas do maior evento mototurístico da Europa, uma descoberta monumental de um País diversificado, de cultura rica, gastronomia farta e paisagens deslumbrantes.

Das serras transmontanas à vastidão do oceano que banha a costa algarvia, dos mais recortados vales às mais amplas planícies, das imensas curvas a norte às retas a perder de vista a sul. Tempo de descoberta de 11 dos 18 distritos que constituem o mapa continental, com a passagem por 35 concelhos, atravessando 11 rios (e muitas outras linhas de água como a nossa bem conhecida ribeira do Vascão) e gastando pneu nas curvas de 11 serras.

Uma fuga ao habitual desafio de ‘fazer a N2’, com uma ligação entre dois extremos de Portugal que será um hino ao mototurismo, na descoberta das diferenças e particularidades das paisagens, gentes, património, gastronomia e história, sempre apoiados pela Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2.

Aliás, fica a promessa da Comissão de Mototurismo da FMP que haverá muito mais para ver para lá dos 738,5 quilómetros (em breve serão 739,26 km) que ligam Chaves a Faro. Outras estradas nacionais, regionais, municipais e uns quantos caminhos sem classificação serão percorridas pela enorme caravana ao longo dos mais de 1000 quilómetros plenos de descoberta e recheados de enormes surpresas.

Curiosos? Mais novidades estão a ser preparadas para o evento que já tem data marcada: 2 a 5 de Junho!