Portugal na 22ª posição no MX das Nações

O trio de pilotos que defendeu as cores de Portugal obteve a 22ª posição no MX das Nações em Assen, na Holanda. A competição foi este fim-de-semana.

Portugal na 22ª posição no MX das Nações

A seleção lusa representada pelos pilotos Hugo Basaula, Sandro Peixe e Luis Outeiro colocou Portugal na 22ª posição no MX das Nações, que decorreu este fim-de-semana em Assen, na Holanda.

Foi debaixo de condições muito complicadas que a selecção portuguesa discutiu ontem em Assen, na Holanda, a derradeira oportunidade para alinhar no lote de 20 equipas que discutiram o Motocross das Nações 2019. Isto após uma qualificação marcada pela chuva e por condições que tornaram o dia numa verdadeira luta pela sobrevivência, na qual a equipa lusa não conseguiu assegurar o único lugar disponível para alinhar entre as 20 melhores formações.

Depois de ter terminado o dia de qualificações na 26ª posição com o resultado a ser condicionado pelo inesperado abandono de Luis Outeiro devido a um problema eléctrico na sua moto logo na segunda volta da sua corrida de qualificação quando era 21º na classificação.

Na corrida anterior, a primeira do dia, Sandro Peixe tinha sido 27º depois de uma queda o ter atirado para a cauda do pelotão, ficando nas mãos de Hugo Basaula a possibilidade de colocar Portugal no lote das 19 melhores equipas que apuraram directamente para o confronto final. Hugo Basaula fechou a qualificação com o melhor resultados dos pilotos portugueses, 15º na linha de meta, mas não chegou para colocar o trio na final de Domingo.

Portugal na 22ª posição no MX das Nações

Derradeira chance

A equipa portuguesa teve que enfrentar a corrida da derradeira oportunidade onde Hugo Basaula foi o melhor. Venceu com autoridade, com 45 segundos de vantagem sobre o segundo, num traçado de areia completamente alagado. Isto por causa da intensa chuva que continuou a cair ao longo de toda a noite de Sábado para Domingo e que se manteve sobre Assen durante o derradeiro dia. Uma vitória que, no entanto, não chegou para colocar Portugal na primeira posição na classificação por equipas. Ou seja, Sandro Peixe e Luis Outeiro tiveram que ultrapassar as dificuldades de uma pista em condições dantescas, ficando mesmo atolados, tal como muitos outros pilotos.

Fecharam a luta pela sobrevivência na 16ª posição (Peixe) e 26º posto (Outeiro), prestações que deixaram Portugal na terceira posição, não conseguindo o procurado acesso às finais para terminar esta 26ª participação consecutiva no MX das Nações na 22ª posição final daquela que foi uma das mais exigentes edições de sempre da competição realizada pela 73ª vez.

Outros artigos:

Trio luso pronto para o MX das Nações 2019

Selecção lusa para o Mx das Nações 2019 já escolhida