Portugueses da HERO prontos para o Dakar 2021

A Hero MotorSports ultima os preparativos para o Dakar 2021. Os portugueses Joaquim Rodrigues e Sebastian Buhler estão a postos para a missão.

A Hero MotoSports vai enfrentar o Dakar 2021 tendo nas suas fileiras o vencedor da Taça do Mundo FIM Cross-Country Baja de 2020 – Sebastian Buhler, e o vencedor do Rally África de 2019 – Joaquim Rodrigues. Além dos dois portugueses, conta ainda com o indiano CS Santosh.

Os três pilotos vão enfrentar o desafio Dakar com uma nova Hero 450 Rally, que agora apresenta um novo motor de 450 cc e um chassi mais evoluído. O motor, desenvolvido especialmente a pensar no Dakar, oferece mais velocidade máxima e mais aceleração face a versão anterior. Com um equilíbrio de peso otimizado, melhor ergonomia para o piloto, tanque de combustível mais volumoso, suspensão e sistema de refrigeração aprimorados, a nova moto foi pensada ao detalhe, de modo a fazer face a todas as impiedades do Dakar.

Joaquim Rodrigues, que teve um ano bastante duro do ponto de vista emocional depois da fatalidade do malogrado Paulo Gonçalves que era seu amigo e cunhado, refere que “o Rally Dakar não será o mesmo para mim depois da trágica experiência de janeiro de 2020. Tem sido um ano difícil para mim e para a minha família. No entanto, a experiência ensinou-me muito – como permanecer firme e resiliente nas piores situações e a equipa também me apoiou muito para me manter motivado. Embora não tenhamos tido muito tempo para nos prepararmos este ano, as nossas sessões de teste com a nova moto e as recentes corridas na Baja Portalegre e no Rally da Andaluzia 2020 ajudaram-me a ultrapassar os meus medos e a encontrar o ímpeto para o regresso. Vai ser uma batalha emocional difícil para mim, mas estou pronto para enfrentá-la e competir no Dakar mais uma vez”.

Por seu turno, Sebastian Buhler, mostra-se concentrado: “O meu primeiro ano com a Hero MotoSports foi emocionante. Embora não tivéssemos muitas oportunidades de correr em 2020, estou feliz por estarmos no Rally Dakar depois de duas corridas impressionantes nos últimos meses. Aproveitámos o tempo longe das corridas para treinar na nova moto e isso manteve nossas energias altas. Para mim, pessoalmente, entrar no Rally Dakar logo após a vitória da Baja de Portalegre ajudará a manter o foco. Tudo o que posso dizer é que estou emocionado por fazer parte da família Hero MotoSports e ansioso pelo Dakar 2021”.

O Rally Dakar conta em 2021 realiza-se na Arábia Saudita. Parte e termina na cidade de Jeddah. A prova começa a 3 de janeiro e percorre várias cidades antes de retornar à mesma cidade em 15 de janeiro de 2021. O Dakar tem um total de 7.646 km, dos quais cerca de 4767 km serão cronometrados e divididos em 12 etapas. O Dakar também tem uma rota quase totalmente nova com mais deserto aberto, dunas e montanhas para atravessar do que na edição anterior.

Outros artigos:

Dakar 2021 com novidades nas motos